Airbus trabalha no futuro MRTT baseado no A330neo. A Airbus deu os primeiros passos no desenvolvimento de uma nova versão da sua Aeronave Multifuncional de Transporte e Reabastecimento em Voo (MRTT – Multi Role Tanker Transporte), agora baseada no moderno avião comercial A330neo. A expectativa é que o novo A330neo MRTT esteja disponível no mercado até o final desta década.
“Estamos pensando no A330neo como uma evolução muito natural da nossa solução para aviões-tanque. Vamos passar naturalmente do atual A330-200 para o futuro A330neo”, disse Maria Angeles Marti, chefe de setor MRTT da Airbus Defence and Space, em entrevista.
De acordo com os comentários de Angeles Marti, os modernos motores Rolls-Royce Trent 700 que equipam os A330neo, proporcionarão maior eficiência no consumo de combustível aos futuros operadores. Além disso, o design das asas do A330neo oferece menor arrasto induzido e maior sustentação em todas as velocidades e fases de voo, gerando maior eficiência aerodinâmica, reduzindo o consumo e aumentando o alcance da aeronave.
A Airbus iniciou os estudos de avaliação de riscos do projeto, que levará em conta todos os aspectos para uma futura conversão do A330neo em um avião-tanque. A Executiva da Airbus afirmou que a equipe confia muito neste projeto, cujos riscos esperados são “muito baixos”.
Até o último mês de agosto, a atual versão do A330 MRTT (baseada no A330-200) havia recebido 76 encomendas de diversos países como Austrália, França, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Espanha e Canadá, além da OTAN.
A decisão de explorar o desenvolvimento de um A330neo MRTT ocorre poucos dias depois da Lockheed Martin encerrar uma parceria que mantinha com a Airbus para o projeto LMXT destinado a brigar pela licitação de futuros aviões-tanque (KC-Y) da USAF. Deste então, a Airbus está trabalhando sozinha neste projeto que envolve uma futura encomenda de até 175 aviões de reabastecimento em voo (saiba mais).
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