Airbus testa sistema de carregamento de carga militar no Beluga. A Airbus Defence and Space desenvolveu e testou um sistema de carregamento autônomo para transportar carga militar desproporcional para a aeronave Airbus Beluga A300-600ST. A capacidade foi testada com sucesso durante um exercício de verificação feito em parceria com as forças armadas alemãs (Bundeswehr), o primeiro cliente do sistema, carregando um helicóptero militar Sikorsky CH-53GA da Luftwaffe no Beluga.
“A demanda por capacidade de carga aérea autônomo está aumentando. A capacidade é escassa e, à luz dos desenvolvimentos geopolíticos atuais, muitos clientes procuram soluções novas, rápidas e eficientes. Isso é exatamente o que oferecemos com nossa frota Beluga ST. Nossas equipes estão trabalhando em uma solução notável para facilitar um manuseio rápido, eficiente e autônomo para carregar cargas militares pesadas na aeronave. Velocidade, agilidade e autonomia são elementos cruciais para nossos clientes quando se trata de tais operações” — Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
O novo sistema e o gabarito de carregamento de carga foi desenvolvido do zero e fabricado por engenheiros da Airbus Defence and Space em apenas um ano e meio, desde a solicitação da Bundeswehr, que precisa agora aprovar o projeto nas próximas semanas.
Ele foi apresentado a representantes das forças armadas internacionais após o evento de verificação em Manching, ao norte de Munique neste mês de setembro, que envolveu a aeronave Beluga A300B4-608ST F-GTB “Beluga #2”(c/n 751) da Airbus e o Sikorsky CH-53GA 84+26 (c/n V65-024) do LuftTransportGruppe (HSG64) da Luftwaffe, sediado em Holzdorf (ETSH). O Beluga #2 é um dos cinco A300B4-608ST construídos e recentemente esteve no Brasil pousando em Fortaleza e Campinas no final de julho.
O sistema foi desenvolvido e fabricado do zero em 1,5 ano — desde a troca inicial de ideias com o cliente alemão até sua verificação, que ainda está sujeita à confirmação final pela Bundeswehr nas próximas semanas. Ele permite que os arranjos para o carregamento de um CH-53 em estado reduzido de desmontagem sejam concluídos em menos de 90 minutos, enquanto o processo de carregamento na aeronave Beluga seja realizado em cerca de uma hora. A capacidade total de içamento do sistema, que não necessita de guindaste para sua utilização, chega a 35 toneladas com a vantagem de ser móvel, isto é levado até a aeronave.
Antes de anunciar planos para oferecer os serviços de sua frota BelugaST existente no início deste ano, a frota de cinco aeronaves era usada exclusivamente para o transporte de grandes seções de aeronaves entre vários locais da Airbus como parte do sistema de produção da empresa. Com o advento do novo Beluga XL, baseado na plataforma A330-200 maior, a frota BelugaST está disponível para realizar serviços de transporte pesado para clientes em todo o mundo, sejam eles militares, governamentais, comerciai ou privados.
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