Airbus suspende seu eVTOL. A Airbus anunciou em 27/01 a interrupção no desenvolvimento do programa CityAirbus NextGen eVTOL. Desenvolvido sob a égide da Airbus Helicopters, foi o principal projeto do fabricante europeu no campo da mobilidade aérea avançada.
O CityAirbus NextGen é uma aeronave eVTOL totalmente elétrica que, quando totalmente desenvolvida, deverá conseguir transportar quatro pessoas (três passageiros e um piloto) em distâncias de 80 km e a uma velocidade de cruzeiro de cerca de 120 km/h. A aeronave elétrica, que tem um protótipo em testes de voo desde o ano passado, terá seu programa suspenso por falta de baterias capazes de oferecer a autonomia desejada de até 100 km.
O anúncio da suspensão ocorre apenas dois meses após um demonstrador CityAirbus NextGen não tripulado ter realizado seu primeiro voo de teste no campo de testes da Airbus em Donauwörth, na Baviera, sul da Alemanha.
O programa CityAirbus NextGen não será encerrado. O programa de voo de teste deve continuar durante 2025 antes que a suspensão entre em vigor. Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, destacou a incerteza sobre as capacidades da atual geração de baterias como o principal motivo para a suspensão deste programa.
A pausa no projeto eVTOL interno da Airbus aumenta os problemas do setor europeu de mobilidade aérea avançada, que viu dois de seus participantes mais importantes, Lilium e Volocopter, enfrentarem sérias dificuldades financeiras nas últimas semanas.
Ao contrário de outros desenvolvedores de eVTOL, a Airbus sempre evitou fazer promessas sobre prazos de desenvolvimento específicos. Por exemplo, falando na conferência Revolution.aero, que ocorreu em Londres em junho de 2024, um representante da CityAirbus se recusou a se comprometer com uma data de lançamento específica, destacando a necessidade de fazer avaliações tecnológicas realistas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS