Airbus seleciona motor Avio Aero para Eurodrone. Após um processo de licitação competitivo e uma extensa fase de análise técnica, a Airbus selecionou a Avio Aero da Itália (Empresa do grupo GE) para fornecer os motores do o sistema aéreo não tripulado Eurodrone com sua solução de motor e hélice, apelidada de Catalyst.
O programa Catalyst foi lançado em 2015 e o processo de design e desenvolvimento ocorreu inteiramente na Europa. Testes do motor instalado na aeronave experimental começaram em dezembro de 2020 e, ao mesmo tempo, a GE Aviation Turboprop entregou o primeiro motor aeronavegável para a Textron Aviation, para ser lançado no novo avião turboélice Beechcraft King Air, o qual fez seu voo inaugural em 30 de setembro de 2021 em Berlin. Até hoje os 16 motores construídos acumularam mais de 2.600 horas de operação, completando 4 testes de certificação.
“Esta seleção é um passo decisivo e garantirá que o programa Eurodrone possa prosseguir no prazo, no custo e de acordo com as especificações estabelecidas por nossos clientes. O Catalyst foi identificado como a melhor solução com base em desempenho superior, menor risco de desenvolvimento, melhor economia em serviço e potencial de crescimento. De acordo com os requisitos do cliente, a Catalyst oferecerá uma solução verdadeiramente europeia e, assim, contribuirá para o papel geral da Eurodrone como facilitadora da autonomia estratégica”, disse Jean-Brice Dumont, chefe de aeronaves militares da Airbus Defence and Space.
O Catalyst é um motor comprovado em voo, totalmente desenvolvido e fabricado na Europa. Assim como o programa Eurodrone, este motor foi concebido como 100% livre de ITAR (International Traffic in Arms Regulation), permitindo independência nas chances de exportação e evitando requisitos adicionais prévios no desembaraço de exportação.
Como parte de suas responsabilidades como principal subcontratada para este grande programa colaborativo europeu, a Airbus Defence and Space é responsável pela seleção do fornecedor do motor. Aspectos-chave na seleção de fornecedores da Eurodrone são a competitividade, o desempenho, a capacidade de cumprir o exigente cronograma de entrega e a capacidade de atender à demanda em serviço.
O Eurodrone é um Medium Altitude Long Endurance (MALE) Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) com capacidades versáteis e adaptáveis que o tornam a plataforma perfeita para missões de Inteligência, Aquisição de Alvos, Vigilância e Reconhecimento (ISTAR – Intelligence, Surveillance Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR) ou operações de segurança interna. Sua arquitetura aberta, parte do design à prova de futuro, permitirá o crescimento e a redefinição dos recursos do sistema, conforme exigido pelas necessidades futuras das forças armadas dos clientes. O programa Eurodrone fornecerá 20 sistemas combinados, cada um incluindo três UAVs de média altitude e longa duração e infraestrutura terrestre de apoio a França, Alemanha, Itália e Espanha em um contrato assinado este ano de €7 bilhões.
Fonte: Airbus
@CAS