Airbus recebe contrato da EASA para satélite de monitoramento. A Airbus recebeu um contrato de €160 milhões para fornecer o satélite FORUM da Agência Espacial Europeia (ESA — European Space Agency’s) para medir o calor emitido da Terra para o espaço. O FORUM, abreviação de Far-infrared Outgoing Radiation Understanding and Monitoring, será o primeiro satélite a observar à Terra na parte do infravermelho do espectro, fornecendo medições exclusivas da energia de saída da Terra para ajudar a melhorar a compreensão do sistema climático.
As medições do espectrômetro do FORUM permitirá aos cientistas compilar uma visão de alta resolução do efeito estufa da Terra e das propriedades das nuvens de gelo e do vapor de água na atmosfera. A Airbus é a principal contratada. Jean-Marc Nasr, chefe da Airbus Space Systems, disse: “Esta missão crítica de observação da Terra para medir a radiação infravermelha da Terra pela primeira vez dará aos cientistas e climatologistas os dados necessários para melhorar suas previsões de aquecimento global. “Ele se baseia na herança da Airbus em projetar e fabricar pequenas missões de observação da Terra econômicas, incluindo Sentinel-5P, e é a sexta missão do Earth Explorer preparada pela Airbus para a Agência Espacial Européia”.
O ministro da Ciência, George Freeman, disse: “Esta nova e importante missão para melhorar ainda mais a precisão das previsões climáticas e ver nosso planeta com novos olhos é outra ilustração da experiência em tecnologia espacial do Reino Unido. Cientistas do Imperial College London forneceram apoio fundamental à ESA na definição dos objetivos científicos do FORUM e o satélite deve ser construído pela Airbus em Stevenage. Este é um contrato industrial significativo que demonstra os pontos fortes do Reino Unido em tecnologia de observação da Terra e fabricação de satélites, bem como nossa liderança global no combate às mudanças climáticas”.
Simonetta Cheli, Diretora de Programas de Observação da Terra da ESA, disse: “Estamos entusiasmados em conceder o contrato industrial à Airbus no Reino Unido como contratante principal do FORUM, com a OHB na Alemanha responsável pelo instrumento. O FORUM se soma à nossa bem-sucedida família de missões Earth Explorer e, ao adquirir novas informações, trará grandes benefícios para a ciência do clima”.
A Airbus em Stevenage irá liderar o desenvolvimento do satélite, com a Airbus na Alemanha responsável pela cadeia de detecção de sinais de instrumentos e a Airbus na França fornecendo suporte ao produto da plataforma. O uso de tecnologia comprovada em órbita reduzirá consideravelmente o risco e os custos do programa. Os aviônicos para a missão foram desenvolvidos, validados e voados em missões anteriores, o que permitirá economia nas atividades de verificação, desenvolvimento de software e procedimentos operacionais.
O principal instrumento do FORUM será um espectrômetro de transformada de Fourier operando no infravermelho distante. A radiação de ondas curtas do Sol é absorvida na superfície da Terra e reemitida para o espaço, através da atmosfera, em comprimentos de onda infravermelhos mais longos. O FORUM medirá a assinatura dessa radiação de saída, da qual pode ser derivada uma compreensão crucial do vapor de água, nuvens de gelo, neve e gelo da superfície, dióxido de carbono e outras características dos gases de efeito estufa. O satélite também será equipado com um termovisor para validação de amostras terrestres.
O satélite FORUM voará em uma formação solta à frente do satélite MetOp-SG A1 para observações sinérgicas usando o interferômetro de sonda atmosférica infravermelha do MetOp-SG A1. O uso dos dados do MetOp em comprimentos de onda infravermelhos mais curtos complementará e melhorará ainda mais a própria ciência do FORUM. A aquisição de pequenas e médias empresas (PME) será um elemento-chave da missão do FORUM para melhorar ainda mais a cadeia de fornecimento espacial nos estados-membros da ESA.
O satélite FORUM de 883 kg estará em órbita polar a uma altitude de 830 km e está programado para ser lançado em um lançador Vega-C de Kourou, na Guiana Francesa, em 2027. O FORUM será a 9ª missão Earth Explorer do Programa Future EO da ESA.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS