A Airbus está oferecendo o seu helicóptero de médio porte H175, como um possível candidato para substituir a frota de helicópteros Westland-Aerospatiale SA-330E Puma HC2 da Royal Air Force (RAF).
Falando em uma videoconferência da Royal Aeronautical Society Next-Generation Rotorcraft, Jerome Combe, H/O Portfolio Policy and Strategy da Airbus Helicopters da França, disse que embora as plataformas Airbus NH90 e H225M atendam às necessidades exigidas para a substituição dos Pumas da RAF, o H175 também poderá oferecer grandes oportunidades industriais para o Reino Unido.
“Sabemos que há dúvidas sobre a substituição dos Pumas da RAF. Há duas maneiras de olhar para isso, ou o Reino Unido opta por uma plataforma visando apenas a capacidade operacional, e neste caso acho que tanto o NH90 quanto o H225M seriam perfeitos; ou o Reino Unido olha para os investimentos e os benefícios no país. Neste caso, acho que o H175 poderia oferecer uma grande oportunidade de desenvolvimento nacional, além da possibilidade de exportação da aeronave. Portanto, acho bom ter em mente que o H175 pode desempenhar um papel fundamental para as forças armadas e para o país”, disse Jerome na videoconferência realizada em 21 de janeiro.
A RAF atualmente possui uma frota operacional de 23 helicópteros Aérospatiale SA-330 Puma, fabricados no início da décadas de 1970, e modernizados para o padrão HC2, em meados da década de 2010. Esses helicópteros têm a sua retirada de serviço programada para 2025, e até o momento o Ministério Da Defesa do Reino Unido não decidiu qual será o futuro substituto.
@FFO