Airbus lança novo MRTT+ baseado no A330neo. A Airbus Defence & Space apresentou recentemente o seu novo avião-tanque A330 MRTT+, baseado na versão civil A330-800neo. A nova aeronave multifuncional de transporte e reabastecimento em voo foi apresentada durante a Feira Internacional Farnborough 2024, finalizada na semana passada no Reino Unido.
Devido ao grande sucesso do atual MRTT (Multi Role Tanker Transport), e pensando em atender a crescente demanda mundial, a Airbus desenvolveu o MRTT+ a partir da fuselagem do jato civil A330-800neo. A fabricante europeia espera entregar as primeiras unidades do MRTT+ ainda nesta década.
“Esta é uma evolução natural pensada há algum tempo. Com a versão Neo, o MRTT atinge um novo patamar de desempenho”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe da Divisão de Sistemas Militares da Airbus. Atualmente a empresa está trabalhando ao lado de potenciais clientes para finalizar detalhes e pedidos para a futura versão do MRTT.
O A330neo MRTT+ terá alcance ampliado graças aos motores Rolls-Royce Trent 7000 mais eficientes e asas aerodinamicamente refinadas, que proporcionam cerca de 8% de economia no consumo de combustível, em comparação com o atual MRTT baseado na plataforma do A330-200.
Apesar de manter a mesma capacidade de combustível nas asas do atual A330 MRTT (cerca de 111 toneladas), a eficiência adicional do novo A330neo MRTT+ permitirá aos operadores reabastecer mais aeronaves em voo, ou realizar missões mais distantes. A Airbus afirma que o MRTT+ terá um alcance de 41% superior ao Boeing KC-46A, seu principal rival no mercado mundial.
O Executivo da Airbus indicou que existe um mercado significativo para o MRTT+, especialmente no Oriente Médio, Europa e região Ásia-Pacífico. “Definitivamente superamos as nossas expectativas”, afirmou Dumont, acrescentando que na última década a empresa abocanhou 90% do mercado mundial de aviões-tanque, excluindo apenas os Estados Unidos.
A Airbus começou a trabalhar na atual versão do MRTT em 2003, com uma expectativa de vender apenas 25 unidades. Desde 2011, quando os primeiros foram entregues, os pedidos firmes atingiram a expressiva marca de 82 unidades encomendadas por 15 países. Até agora, 60 MRTT foram entregues para diversos operadores que já ultrapassaram 300 mil horas de voo.
O A330neo MRTT+ contará com sistemas de conectividade aprimoradas e capacidade de reabastecimento autônomo (A3R) como padrão, com o objetivo futuro de atingir o nível A4R, ou seja, sem operador humano na operação de reabastecimento.
A Airbus não necessitará desenvolver um protótipo para certificação do futuro MRTT+, pois
utilizará uma aeronave de cliente para esse fim. Além disso, o A330-200 e o A330-800neo compartilham aproximadamente 95% de componentes, fornecendo amplos benefícios para os clientes, principalmente na formação de profissionais e suporte técnico e logístico.
@FFO