Airbus lança Loyal Wingman de A400M. A Airbus lançou pela primeira vez no dia 21 de fevereiro um drone Do-DT25 para testar o conceito Remote Carrier (RC) Loyal Wingman a partir de uma aeronave nave-mãe, no caso, um dos protótipos do Airbus A400M Atlas. A empresa lidera as bases de desenvolvimento do RC do Next-Generation Weapon System (NGWS) do programa Franco-Alemão-Espanhol Future Combat Air System (FCAS)/Système de Combat Aérien Futur (SCAF).
“Durante o teste, um A400M lançou um drone a partir da porta da rampa traseira de carga em pleno voo, validando sua capacidade de lançar drones”, disse a Airbus. “No teste com o A400M, um drone Do-DT25 construído pela Airbus, atuando como um transportador remoto, foi lançado em uma área de teste no norte da Alemanha. Logo após o lançamento, o paraquedas do drone se abriu, fazendo ele pousar com segurança ao solo.”
Conforme observado durante todo o teste, o UAV transmitiu dados para a aeronave de lançamento (A400M) por meio do novo Modular Airborne Combat Cloud Services (MACCS) da Airbus. “Esta transferência de dados ilustra como as transportadoras remotas podem ser conectadas a uma rede de nuvem de combate, fornecendo informações vitais ao servir como ‘olhos e ouvidos’ do campo de batalha”, disse a empresa sobre o teste, que envolveu uma equipe de testes de voo conjunta da Luftwaffe e da Airbus.
O A400M será capaz de transportar até 40 RCs de tamanho semelhante ao Do-DT25. A Airbus informou que continuará validando o transporte aéreo de drones, como plataforma para lançamento no campo de batalha, com o próximo voo programado para o final de 2022.
O desenvolvimento de um ala leal (loyal wingman) é parte importante do projeto Future Combat Air System (FCAS)/Système de Combat Aérien Futur (SCAF). Ele irá voar ao lado do novo caça franco-lemão- espanhol, que rá voar em 2027 e está previsto para entrar em serviço por volta de 2040.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS