• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Airbus Helicopters testará sistema de propulsão híbrido-elétrico em voo

19 de junho de 2025
Airbus Helicopters testará sistema de propulsão híbrido-elétrico em voo. Foto: Airbus Helicopters.
Airbus Helicopters testará sistema de propulsão híbrido-elétrico em voo. Foto: Airbus Helicopters.

Airbus Helicopters testará sistema de propulsão híbrido-elétrico em voo. A Airbus Helicopters está planejando iniciar testes de voo de um sistema de propulsão híbrido-elétrico em seu helicóptero demonstrador PioneerLab H145 em 2027.

O projeto substituirá o par existente de turboeixos Safran Arriel 2E de 667 shp da aeronave por um único Pratt & Whitney Canada PW210S de 1.000 shp e dois motores elétricos de 250 kW desenvolvidos pela Collins, alimentados por baterias de íons de lítio. Ele tem como meta uma redução de 30% na queima de combustível quando combinado com modificações aerodinâmicas. Ele também auxiliará a empresa a entender melhor como usar melhor as tecnologias elétricas híbridas para melhorar a eficiência no envelope de voo.

Os engenheiros já estão projetando o sistema e esperam chegar a uma revisão preliminar do projeto até meados do ano, antes que a aeronave entre em layup em 2026 para as modificações começarem. A instalação deve levar cerca de 12 meses.

“Isso é realmente algo novo para nós em termos de esforço de integração”, disse Johannes Plaum, chefe de Pesquisa e Tecnologia da Airbus Helicopters Germany, a jornalistas durante briefings da empresa aqui em 3 de março.

Além da complexidade de integrar o sistema à aeronave, os engenheiros também devem considerar o gerenciamento térmico e a interação da potência do motor térmico com a energia elétrica, explicou Plaum.

Um desafio será o desenvolvimento de algoritmos que funcionarão semelhantemente ao Full Authority Digital Engine Control (FADEC), que conseguirá trabalhar tanto com o motor quanto com os motores. Isso considerará quando é melhor usar energia elétrica e energia térmica juntas e como essa informação deve ser melhor exibida ao piloto.

Ainda não foi decidido formalmente onde as baterias serão instaladas na aeronave. Mas um modelo da aeronave exibido no ILA Air Show do ano passado em Berlim sugeriu que as baterias seriam instaladas em alforjes presos a ambos os lados da fuselagem do helicóptero. Plaum disse haver várias opções para sua instalação.

O sistema de transmissão principal da aeronave não será alterado, pois já foi construído para acomodar dois motores. As ligações existentes serão instaladas no motor térmico e nos dois motores elétricos.

“Estamos aprendendo com isso como dominar tal sistema em um helicóptero”, disse Plaum. “Nossos estudos nos dizem que isso proporcionará uma economia de combustível de 30%, mas queremos ver isso de verdade em voo”.

O Pioneerlab é um dos quatro helicópteros de demonstração que a empresa está usando para inovar rapidamente novas tecnologias e aproximá-las da certificação. Outros são a plataforma DisruptiveLab de design limpo, a aeronave Flightlab baseada no helicóptero leve monomotor H130 e o demonstrador de helicóptero de alta velocidade Rapid and Cost-Effective Rotorcraft (RACER).

Antes da integração do sistema híbrido, o Pioneerlab foi usado para testar um sistema de proteção contra impacto de rotor baseado em lidar para aeronaves de rotor bimotor e um sistema de proteção contra obstáculos usando uma variedade de sensores, incluindo lidar e radar. A empresa também experimenta um sistema óptico que permite que a aeronave execute pouso e decolagem automáticos. A empresa também está usando a aeronave para examinar o uso de materiais alternativos de menor impacto ambiental na aeronave.

As aeronaves PioneerLab são parcialmente cofinanciadas pelo Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Ações Climáticas por meio de seu programa nacional de pesquisa LuFo.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login