Airbus Helicopters entregou o NH90 número 500. A Airbus Helicopters celebrou em 17 de março, a entrega de número 500 do helicóptero militar multifuncional NH90. A aeronave, versão NH90TTH, foi destinada ao Comando de Aviação do Exército Francês, ou Aviation légère de l’armée de Terre (ALAT), onde recebeu a matrícula 1486 e código ECF.
O projeto NH90 foi desenvolvido pela multinacional NHIndustries, uma empresa de propriedade conjunta da Airbus Helicopters, Leonardo (anteriormente AgustaWestland) e Fokker Aerostructures. O primeiro protótipo realizou seu voo inaugural em dezembro de 1995 e os três primeiros NH90 de produção em série foram entregues em dezembro de 2006 ao Exército da Alemanha, ou Heeresflieger (HEER).
O NH90 possui duas variantes principais, a TTH (Helicóptero de Transporte Tático) e a NFH (Helicóptero de Fragata da OTAN). Ambos compartilham cerca de 75% de componentes e sistemas.
Inicialmente foi planejado que os NH90 seriam produzidos em três linhas de montagem, na AgustaWestland (atual Leonardo), em Cascina Costa (Itália), e nas instalações da Airbus Helicopters em Marignane (França) e Donauwörth (Alemanha). Os contratos assinados com a Finlândia, Austrália e Espanha previam montagens locais em Patria, Brisbane e Albacete, respectivamente.
Atualmente, os principais operadores dos NH90TTH/NFH são a França, Alemanha, Itália e Espanha. No entanto, devido aos altos custos por hora de voo, problemas de disponibilidade, na cadeia de suprimentos e gerenciamento de configuração, pelo menos três países relataram sua insatisfação com os NH90. A Noruega já retirou todos seus NH90 (antes mesmo de receber o último encomendado), a Suécia tem planos para a substituição do modelo e a Austrália em breve aposentará o MRH90 Taipan (designação local do NH90).
@FFO