Airbus Helicopters entregou o helicóptero Ecureuil nº 7.000. A Airbus Helicopters entregou o helicóptero número 7.000 da família Ecureuil (Esquilo) para uma empresa privada francesa. O monomotor leve H125, montado em Marignane, na França, foi entregue à Blugeon Hélicoptères, empresa especializada em trabalhos em grandes altitudes.
O novo H125 da Blugeon se juntará à atual frota de cinco helicópteros Ecureuil baseados nos Alpes franceses e nos Pirineus. Eles voam cerca de 600 horas por ano em realizando transporte de passageiros, vigilância de linhas de energia, filmagem, manutenção preventiva de avalanche, resgate em montanha e içamento em grande escala.
“Desde que o primeiro Ecureuil subiu aos céus em 1974, essa família de aeronaves mudou para sempre o mercado de helicópteros leves e a forma como o trabalho aéreo é realizado. Projetado para ser uma aeronave simples, prática e competitiva, o segredo de seu sucesso está em seu excelente desempenho e sua incrível capacidade de adaptação às necessidades dos operadores”, disse Axel Aloccio, Chefe do Programa de Helicópteros Leves da Airbus Helicopters.
O Ecureuil é atualmente operado por 2.014 clientes em 124 países representando todas as regiões do mundo. A família Ecureuil é composta pelo H125 e H130, desenvolvido principalmente para transporte de passageiros, serviços públicos e operações aeromédicas de emergência (EMS).
No mercado militar, o H125M é particularmente popular para reconhecimento armado ou ataque leve, bem como plataforma de treinamento. Tanto a versão civil quanto a militar já ultrapassaram 37 milhões de horas de voo.
Entre os tantos recordes reconhecidos para a família Ecureuil, está o de operação em maior altitude, alcançado em 14 de maio de 2005, quando Didier Delsalle pousou um H125 no cume do Monte Everest, até hoje, o único helicóptero a realizar esse feito incrível (Fonte: Airbus Helicopters).
Nota RFA: A Helibras, uma subsidiária da Airbus Helicopters, sediada em Itajubá (MG) produz o HB350 Esquilo (versão nacional do AS350/H125 Ecureuil) desde o final da década de 1970, com o primeiro exemplar entregue para a Marinha do Brasil em 1979. Curiosamente esta aeronave, matriculada N-7050, ainda permanece em serviço, sendo atualmente operada pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51), da cidade do Rio Grande, sul do Rio Grande do Sul.