Airbus Helicopters cria equipe industrial para o H145M. A Airbus Helicopters criou uma equipe industrial para oferecer o helicóptero leve bimotor H145M da empresa para atender à demanda alemã por um helicóptero utilitário leve (LUH — Light Utility Helicopter).
A Airbus Helicopters juntou-se à Ecms Aviation Systems, a Hensoldt, a Liebherr-Aerospace, a Rohde & Schwarz, a Safran Helicopter Engines e a ZF Luftfahrttechnik para formar a equipe LUH SK H145M. LUH SK é a abreviatura alemã para Light Utility Helicopter Streitkrafte (Helicóptero Leve Utilitário das Forças Armadas). A equipe planeja oferecer um pacote que inclui o helicóptero, além de treinamento e suporte.
Um programa para adquirir uma frota de LUH foi delineado nos planos para o Fundo Especial das Forças Armadas Alemãs ao custo €100 bilhões (US$ 105 bilhões) anunciado pelo chanceler Olaf Scholz em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. O projeto foi aprovado pelos legisladores no início de junho. Segundo a Airbus, espera-se que o Exército precise de cerca de 55 helicópteros. Eles serão usados para transporte de tropas, apoio aéreo, reconhecimento armado e evacuação médica.
O Exército usou seus helicópteros bimotores leves MBB BO-105 em uma função semelhante até que o tipo foi retirado devido em 2016. A Alemanha está familiarizada com o H145M, uma variante militarizada do helicóptero comercial Airbus H145 usado para aplicação da lei, serviço médico de emergência e transporte de passageiros. A Luftwaffe usa 15 H145M para apoiar missões de forças especiais, enquanto o Exército possui sete H145 do comercial para busca e salvamento.
“Temos um produto forte com disponibilidade muito alta e prazos de entrega curtos garantidos, e organizamos suporte para o sistema de armas com um grande número de empresas alemãs”, diz Wolfgang Schroder, gerente geral da Airbus Helicopters na Alemanha. “Com a formação da equipe, estamos oferecendo à Bundeswehr uma configuração completa que pode ser adquirida com rapidez e eficiência”.
A Airbus planeja equipar o H145M com uma série de recursos militares, incluindo datalinks, conjuntos de autodefesa e armas, incluindo a capacidade de disparar o míssil anti-blindados Rafael Spike. O H145M também está em serviço na Hungria, Luxemburgo, Sérvia e Tailândia. O Exército dos EUA opera a versão UH-72 Lakota.
@CAS