Airbus Helicopters apresentou seu novo modelo H140. A Airbus Helicopters apresentou o H140, seu mais novo modelo bimotor leve. A apresentação ocorreu durante a feira VERTICON realizado em Dallas, Texas (EUA).
Pesando três toneladas, o H140 é um helicóptero multimissão de alto desempenho e eficiência operacional que complementa a linha de aeronaves leves da Airbus, voltadas para serviços médicos de emergência, transporte de passageiros e aviação executiva. A entrada em serviço está prevista para 2028, inicialmente no segmento de resgate aeromédico.
“O desenvolvimento do H140 é um reflexo do nosso compromisso em evoluir conforme as demandas dos clientes, aproveitando os avanços de nossos programas de pesquisa e tecnologia, como o Bluecopter. Trabalhamos lado a lado com os operadores do H135 para incorporar suas necessidades ao design eficiente do H140. Ele oferece uma cabine maior, otimizada para máximo desempenho dos motores, garantindo melhor capacidade de carga e alcance. Estamos orgulhosos de oferecer a opção mais competitiva do mercado”, disse o CEO da Airbus Helicopters, Bruno Even, durante a apresentação do H140.
A Airbus levou para a VERTICON um modelo em tamanho real configurado para serviços médicos de emergência. O H140 traz diversas inovações, como uma nova cauda em formato T com um Fenestron otimizado, que reduz os níveis de ruído, além de um rotor principal de cinco pás sem rolamentos e motores mais potentes.
A ampla cabine com grandes janelas acomoda até seis passageiros confortavelmente e as portas laterais deslizantes facilitam seu acesso. Além disso, o H140 possui portas traseiras duplas com abertura tipo concha (clamshell) e cauda elevada, facilitando a entrada de macas equipadas com sistemas de terapia intensiva e incubadoras de transporte.
Equipado com dois motores Safran Arrius 2E (700 shp cada), o H140 oferece a melhor relação carga útil/alcance da categoria. Os motores são gerenciados pelo sistema de controle digital (FADEC) de canal duplo, o que garante alto desempenho em operações normais com ambos motores operacionais (AEO) e reserva de potência significativa em situações de um motor inoperante (OEI).
O H140 é equipado com um rotor de cinco pás, o mesmo que foi introduzido em 2019 no modelo H145. Essa tecnologia simplifica e reduz a manutenção, melhora a confiabilidade e aumenta o conforto para os ocupantes. Os operadores do H140 ainda contarão com um plano de manutenção otimizado, o qual harmoniza os intervalos de inspeção da fuselagem e dos motores, reduzindo custos operacionais.
O H140 integra o Helionix, um sistema de aviônicos utilizado nos modelos H135, H145, H160 e H175. Em conjunto com o piloto automático de quatro eixos, o Helionix oferece um cockpit intuitivo, projetado para melhorar a consciência situacional e reduzir a carga de trabalho do piloto, aumentando a segurança nas missões.
Atualmente, a Airbus está testando o primeiro protótipo do H140 na sua unidade de Donauwörth, Alemanha. Um total de quatro aeronaves serão utilizadas pelo programa de desenvolvimento do novo modelo.
Fonte: Airbus
@FFO