No âmbito do programa Syracuse IV, a Airbus obteve um acordo-quadro de 10 anos denominado Copernicus para a construção e modernização de parte do segmento terrestre para os satélites de telecomunicações usados pelas Forças Armadas francesas.
Como parte do Copernicus, a Direção-Geral de Armamentos (DGA) francesa fez um pedido inicial de mais de € 100 milhões.
Este primeiro pedido cobre o desenvolvimento do futuro sistema de gerenciamento de comunicações por satélite para o Ministério da Defesa da França. O portal único denominado Pegasus, acessível a todas as unidades, permitirá às Forças Armadas francesas otimizar o uso das capacidades disponíveis dos satélites militares e comerciais. Será possível coordenar as solicitações militares de qualquer unidade implantada em terra, no mar ou no ar.
A alocação das capacidades dos satélites será otimizada por critérios operacionais cumpridos pelas unidades, como tipo de terminais utilizados, cobertura do solo, nível de segurança cibernética, resistência ao bloqueio, bem como a necessidade e a disponibilidade. O projeto Copernicus também visa aumentar a operabilidade do Comcept, a rede de comunicações multi-satélite projetada pela Airbus e comissionada pelas forças armadas francesas em 2017.
O Comcept usa as capacidades de transmissão em banda larga Ka do satélite militar franco-italiano ATHENA-FINDUS, além das capacidades das bandas Ku- e C dos satélites comerciais. Graças a esses desenvolvimentos, a Comcept também será capaz de usar a banda Ka de alta velocidade dos futuros satélites SYRACUSE 4A e 4B.
Diferentes elementos do futuro segmento terrestre do programa SYRACUSE IV e do portal Pegasus permitirão às forças armadas francesas usar todo o espectro de capacidades de satélite, de forma eficiente e dinâmica, desde as mais seguras e resilientes até as de alta velocidade e ampla capacidade de cobertura, em todas áreas de operações.
“Estamos construindo o futuro segmento terrestre de banda larga e multi-satélite para as Forças Armadas da França. Será totalmente integrado, inteligente e dinâmico, dando às operadoras acesso a uma ferramenta de tomada de decisão única para o gerenciamento de comunicações via satélite“.
Dominique Maudet, Chefe de Vendas de Defesa da França na Airbus Defense and Space.
@CAS