Airbus fornecerá serviços táticos via SATCOM para a Bélgica. O Ministério da Defesa belga (MoD) concedeu um contrato à Airbus para serviços de comunicações táticas por satélite (SATCOM). Sob este acordo, a empresa permitirá que as Forças Armadas belgas usem canais de suas comunicações militares de frequência ultra alta (UHF) hospedadas a bordo de um satélite de telecomunicações comercial construído pela Airbus.
Os serviços SATCOM serão entregues por um período de 15 anos e vão apoiar várias operações militares terrestres, marítimas e aéreas. A carga útil é composta por 18 canais UHF que suportarão cerca de 200 comunicações simultaneamente, cobrindo o Oriente Médio, Europa, África, Oceano Atlântico (até o leste do Brasil), Oceano Índico (até o oeste da Austrália) e grandes partes da Ásia.
Ele será controlado a partir do Centro de Operações de Rede da empresa em Toulouse, na França. “Com esta nova carga UHF, a Airbus poderá oferecer um serviço de comunicações UHF, com lançamento previsto para 2024, para as forças armadas, particularmente as de países europeus e aliados da OTAN” — Eric Even, Chefe de marketing e vendas da Airbus Defense and Space Connected Intelligence.
Em setembro de 2022, a Holanda e a República Tcheca contrataram a Airbus para fornecer serviços de SATCOM em UHF para suas forças armadas.
@CAS