A Airbus anunciou em 12 de outubro de 2020, que foi selecionada pelo Governo da Austrália para realizar a atualização nos sistemas de comunicações e de missão (Communications Capabilities and Enhanced Mission Systems), na frota de sete aeronaves KC-30A (A330 MRRT) da Força Aérea Real Australiana (RAAF – Royal Australian Air Force).
O upgrade atenderá as necessidades de interoperabilidade operacional entre as aeronaves da RAAF, que envolverá principalmente um pacote adicional de novas capacidades de comunicação e de missões, trazendo as aeronaves MRTT para o mais recente padrão.
O contrato está dividido em duas etapas, ambas de responsabilidade da Airbus Defence. A Fase 1 será o desenvolvimento do projeto e a integração de sistemas e a Fase 2 envolverá a instalação dos novos equipamentos em um protótipo, que será usado como base do processo de certificação e qualificação. Finalizado os testes com a aceitação do projeto da Airbus, a própria RAAF irá realizar a instalação na sua frota de KC-30.
A Airbus fornecerá a atualização do pacotes de dados e suporte para o simulador de voo MRTT da RAAF (FFS – Full Flight Simulator), incluindo o Instrutor de Procedimentos Integrados (IPT – Integrated Procedures Trainer), o Console de Treinamento do Operador Remoto (RARO – Remote Air Refuelling Operator) de Reabastecimento em Voo (PTT).
O KC-30A MRTT está equipado com dois tipos de reabastecimento em voo, o sistema Boom de Cauda com Lança de Reabastecimento (ARBS – Advanced Refuelling Boom System) e o tipo hose-and-drogue com duas mangueiras em pods sob as asas. Ambos sistemas são controlados e monitorados por um Operador de Reabastecimento, através de uma console com telas 2D e 3D situadas na cabine. O KC-30A tem capacidade de transportar 111 toneladas de combustível e tem capacidade de transferir parte dessa carga para aeronaves receptoras, inclusive outro KC-30.
A carteira de pedidos da Airbus contabiliza 61 pedidos de A330 MRTT, sendo que já entregou 45 aeronaves.
@FFO