Airbus espera novo pedido de caças Typhoon da Espanha. A Airbus espera para os próximos meses a assinatura de um contrato com o governo espanhol envolvendo um pedido de pelo menos 25 Eurofighter EF-2000 Typhoon. O novo lote completaria a substituição dos últimos EF-18M do Força Aerospacial Espanhola (EdAE – Ejército del Aire y del Espacio), baseados em Torrejón de Ardoz e Zaragoza.
Em junho de 2022, Madri e a Airbus firmaram um contrato de €1.9 bilhões para a compra de 20 novos EF-2000 para substituir os EF-18M baseados nas Ilhas Canárias. “Estamos confiantes de que a Espanha fará este pedido adicional nos próximos meses”, disse Jesús de Miguel, Chefe da Airbus Finance and Military Aircraft Contracts, durante a apresentação de um relatório sobre o impacto econômico desses contratos na indústria espanhola.
Ainda não há oferta formal, frisou Miguel, ressaltando que o valor do contrato dependerá da configuração escolhida pelo EdAE, acrescentando que não espera nada muito diferente do pedido anterior. “Se a Espanha solicitar mais aeronaves, ela se beneficiará de economias de escala até 2060 e também a estrutura de manutenção já está disponível no país”, comentou o Executivo.
A Airbus divulgou o cronograma de entrega dos 20 caças do primeiro contrato, chamado de Programa Halcón. A primeira aeronave sairá da fábrica de Getafe em 2026, e a previsão de entrega deverá ser a seguinte: três aeronaves em 2026; cinco em 2027, seis em 2028, quatro em 2029 e dois em 2030.
Por outro lado, Miguel também confirmou que a Alemanha está avaliando uma variante de guerra eletrônica (EW) do Eurofighter. “Ainda não recebemos os requisito, portanto não sabemos se essas capacidades resultarão em um pedido de novas aeronaves ou um retrofit de jatos em serviço ou do Programa Quadriga”, disse o Executivo.
Dois novos programas
O Ministério da Defesa vai lançar dois programas este ano para a substituição de cerca de 60 F-18M do EdAE e 10 AV8B+ Harriers da Marinha Espanhola, cujas aposentadorias estão previstas para o final desta década.
Denominados “Substitute Aircraft for the C15M (F18)” e “Substitute Aircraft for the AV-8B e C15M. Não ha pistas sobre quais caças substituirão esses antigos aviões, mas estima-se que o Eurofighter e o Lockheed Martin F-35 estarão no páreo. O secretário de Estado da Defesa, Amparo Valcarce , destacou em outubro passado no Congresso que as Forças Armadas “escolherão o melhor substituto”, sem dar maiores detalhes.
Eurofighter em serviço
Atualmente o EdAE possui uma frota de 69 caças Eurofighter (17 Tranche 1 , 32 Tranche 2 , 20 Tranche 3 ), distribuídos entre as bases de Los Llanos (Albacete) e Morón de la Frontera (Sevilha). Atualmente a Airbus em Getafe, trabalha no retrofit dos 17 Tranche 1, que receberão novos equipamentos da Tranche 2 e 3 como o Computer Symbol Generator, Digital Video and Voice Recorder, Laser Designator POD ou Maintenance Data Panel.
Fonte: Infodefensa
@FFO