• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Airbus entregou um C295W para a Força Aérea de Moçambique

12 de março de 2025
Airbus entregou um C295W para a Força Aérea de Moçambique. FA-655 decolando de Sevilha para Maputo em 24 de fevereiro (Foto: Santiago Blánquez, via JetPhotos).
Airbus entregou um C295W para a Força Aérea de Moçambique. FA-655 decolando de Sevilha para Maputo em 24 de fevereiro (Foto: Santiago Blánquez, via JetPhotos).

Airbus entregou um C295W para a Força Aérea de Moçambique. A Airbus recentemente entregou um bimotor de transporte C295W para a Força Aérea de Moçambique (FAM), que se tornou o décimo operador do modelo no continente africano.

A encomenda do C295W pelo governo de Moçambique sempre foi tratada com discrição pela Airbus, a qual em seus comunicados anunciou apenas o pedido feito por “um cliente africano”. Assim como a compra, a aeronave foi entregue com uma discreta pintura totalmente branca, sem títulos ou marcas, apenas com a matrícula militar moçambicana.

De acordo com os sites de monitoramento on-line, o C295W (matrícula militar FA-655) iniciou o voo de translado da fábrica da Airbus em Sevilha, Espanha, em 24 de fevereiro e a chegada em Maputo, Moçambique, ocorreu três dias depois, após paradas técnicas no Senegal, Benin e Angola.

FA-655 decolando de Benin para Angola, durante o ferry flight (Fonte: FR24).
FA-655 decolando de Benin para Angola, durante o ferry flight (Fonte: FR24).

Em 2022, a Força Aérea de Moçambique comprou do Paramount Group duas aeronaves de segunda mão, um CN235M e um Let-410, ambos destinados para o transporte de cargas, forças especiais e paraquedistas. A Paramount foi contratada para fornecer treinamento e manutenção.

A empresa também vendeu alguns helicópteros Mi-24, Mi-8/17 e Gazelle usados ​​para Moçambique, além de três aeronaves multifunção Mwari, que são empregadas em operações contra insurgência islâmica no norte do país. Saiba mais sobre o Mwari em uma nota que em 2023.

A Airbus continua a aumentar sua base de clientes do C295 na África. Além de Moçambique, os países do continente que utilizam o bimotor são: Angola (03), Argélia (06), Egito (24), Guiné Equatorial (02 encomendados), Mali (02), Gabão (01), Burkina Faso (01), Costa do Marfim (01), Gana (03) e Senegal (01 entregue e01 encomendado).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login