• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Airbus entregou o último C295 da Índia produzido em Sevilha

8 de agosto de 2025
Airbus entregou o último C295 da Índia produzido em Sevilha. Fotos: Embaixada da Índia na Espanha.
Airbus entregou o último C295 da Índia produzido em Sevilha. Fotos: Embaixada da Índia na Espanha.

Airbus entregou o último C295 da Índia produzido em Sevilha. A Airbus Defense entregou o 16º bimotor C295 para a Força Aérea Indiana(IAF), finalizando a primeira fase do contrato que envolve o fornecimento de 71 aeronaves deste modelo para as Forças Armadas da Índia. Pelo acordo, as 16 primeiras aeronaves seriam produzidas em Sevilha, na Espanha, enquanto as restante serão montanas na Índia.

De acordo com uma publicação da Embaixada da Índia na Espanha no X em 02 de agosto, uma cerimônia foi realizada nas instalações da Airbus Defense em Sevilha. Esta importante etapa do programa C295 da Índia foi atingido cerca de quatro anos após a assinatura do contrato, que foi ampliado no ano passado.

Em 2021, do Ministério da Defesa da Índia e a Airbus firmaram um acordo envolvendo a produção de 56 aeronaves de transporte tático C295 para subsituir a envelhecida frota de HS748 Avro da IAF. Em fevereiro de 2024, o pedido foi ampliado em mais 15 aeronaves adicionais que serão destinadas para a Marinha e Guarda Costeira da Índia.

Pelo acordo, as primeiras 16 aeronaves seriam produzidas na Espanha e as restantes nas instalações da Tata Advanced Systems Limited (TASL), em Vadodara, na Índia. O primeiro C295 indiano foi entregue em setembro de 2023 e, notavelmente, a 16ª aeronave foi entregue dois meses antes do previsto, destacando o compromisso da Airbus com o programa de modernização da frota de transporte da Índia.

Inaugurada em outubro do ano passado, a fábrica da TASL em Vadodara deverá entregar o primeiro C295 produzido localmente em setembro de 2026, o que será um marco para a indústria aeroespacial indiana. Esta primeira aeronave integrará 48% de componentes locais, com a meta de atingir 85% nas unidades subsequentes. A previsão é que o último dos 56 C295 da IAF será entregue pela Tata em 2031.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login