Airbus entrega primeiro helicóptero de ataque leve H145M para Forças Armadas da Alemanha. A Airbus Helicopters entregou o primeiro de 82 helicópteros multimissão H145M encomendados a menos de um ano pela Bundeswehr, ou Forças Armadas da Alemanha. A aeronave recebeu a designação militar alemã H145M LKH de “Leichter Kampfhubschrauber” (“helicóptero de combate leve”, em tradução livre).
Este primeiro helicóptero H145M LKH foi entregue na Base do Exército Alemão de Bückeburg e será utilizado para treinamento de tripulantes e técnicos. O primeiro exemplar configurado para função de ataque leve e reconhecimento será entregue em 2025.
Em dezembro de 2023, a Bundeswehr e a Airbus Helicopters assinaram um contrato para a compra de até 82 helicópteros multifuncionais H145M (62 pedidos firmes mais 20 opções), o maior pedido já feito para o modelo. O contrato também inclui sete anos de suporte e serviços. O Exército Alemão receberá 57 helicópteros, enquanto as Forças Especiais da Luftwaffe receberá cinco.
O H145M é um helicóptero militar multifuncional armado para missões de ataque leve, que pode receber uma ampla gama de kits com sistemas eletrônicos de autoproteção, proteção balística, dispositivos de desembarque rápido por rapel, guincho externo, equipamentos para uso marítimo, entre outros. O helicóptero também possui poderosos sensores de reconhecimento para missões noturnas.
Equipado com dois motores Turbomeca Arriel 2E gerenciados pelo sistema digital FADEC, os H145M tem aviônicos Helionix, piloto automático de quatro eixos de alto desempenho, o que reduz consideravelmente a carga de trabalho dos pilotos em missão. A Airbus informou que futuramente os novos H145M da Alemanha poderão incluir opções para futuras capacidades de missão, como a integração de equipes tripuladas e não tripuladas, datalink e sistemas de comunicação atualizados.
O H145M é a versão militar do testado e comprovado helicóptero bimotor leve H145. A frota global da família H145 acumulou cerca de oito milhões de horas de voo. Ele é usado por forças armadas e policiais em todo o mundo para as missões mais exigentes. A Bundeswehr já opera 24 helicópteros H145 para operações de forças especiais e missões de busca e salvamento. O Exército dos EUA emprega quase 500 helicópteros da família H145 sob o nome de UH-72 Lakota, que registraram mais de 1,5 milhão de horas de voo. Os operadores militares da família H145 são Hungria, Sérvia, Luxemburgo, Tailândia, Equador e Honduras. Pedidos recentes incluem Chipre, assinando para seis aeronaves, Bélgica para 17 e Brunei para seis.
@FFO