Airbus entrega o 1º Sentinel-4 para a ESA. A Airbus Defence and Space entregou com sucesso no da 12 de dezembro o primeiro modelo de voo por instrumentos multiespectrais Sentinel-4/UVN (Ultravioleta, Visível e Infravermelho Próximo) para a Agência Espacial Europeia (ESA).
Ele será integrado ao satélite Meteosat Third Generation Sounder (MTG-S1) no próximo ano. O instrumento monitorará continuamente os principais gases e aerossóis da qualidade do ar da órbita geoestacionária com a Europa e o norte da África. Os gases residuais que serão monitorados incluem: dióxido de nitrogênio (NO2), ozônio (O3), dióxido de enxofre (SO2), formaldeído, glioxal e aerossóis que são vitais para avaliar a qualidade do ar. O desenvolvimento e a fabricação do espectrômetro Sentinel-4 para o programa Copernicus foram liderados pela Airbus em Ottobrunn/Munique.
Compreender a composição atmosférica ajudará a reduzir os riscos de fenômenos como plumas de poeira do deserto, transporte de longo alcance de poluentes atmosféricos, incluindo pólen, bem como plumas de cinzas de erupções vulcânicas.
“As informações coletadas pelo instrumento Sentinel-4 ajudarão os tomadores de decisão a moldar as políticas europeias de saúde pública e segurança do tráfego aéreo para proteger os cidadãos europeus. A combinação de um satélite geoestacionário e um instrumento como o Sentinel-4 significa que as medições de gases residuais na atmosfera da Terra podem ser realizadas acima da Europa em tempo recorde de cerca de 1 hora” — Philippe Pham, chefe de observação e ciência da Terra na Airbus.
O instrumento Sentinel-4 é um espectrômetro de alta resolução com tempo de revisita rápido operando em três bandas cobrindo as faixas de comprimento de onda ultravioleta (305 – 400 nm), visível (400 – 500 nm) e infravermelho próximo (750 – 775 nm). O primeiro modelo do instrumento será embarcado na espaçonave MTG-S1 com lançamento previsto para 2024 e o segundo ainda a ser construído voará a bordo do MTG-S2 com lançamento previsto para 2034. O objetivo é garantir a disponibilidade de dados para a comunidade científica durante um período de duas décadas.
Tanto a espaçonave quanto o instrumento serão operados pela EUMETSAT, a Organização Européia para a Exploração de Satélites Meteorológicos. O instrumento Sentinel-4 se baseia na experiência de instrumentos anteriores comprovados da ESA, como Sciamachy e Tropomi (Sentinel-5P a bordo), também construídos pela Airbus. A missão Sentinel-4 é uma iniciativa da União Europeia e da Agência Espacial Europeia (ESA) que fornece monitoramento contínuo da atmosfera acima da Europa.
@CAS