

Airbus e TAI firmam parceria para oferecer o Hürjet para Espanha. A Airbus e a Turkish Aerospace Industries (TAI) assinaram um memorando de entendimento para desenvolver o futuro Jato de Treinamento Avançado e Sistema de Treinamento Integrado (ITS-C) para a Força Aérea e Espacial Espanhola (EdAE).
Anunciada pela Airbus durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança da Espanha 2025 (Feindef 2025), a parceria visa encontrar potenciais áreas de colaboração conjunta com a TAI para desenvolver o sistema integrado de treinamento avançado que irá substituir a envelhecida frota de Northrop SF-5M Freedom Fighter da Espanha.

“Essa colaboração alavancará a experiência em design, fabricação, suporte em serviços e treinamento da Airbus com o design inovador do HÜRJET da Turkish Aerospace, um jato de treinamento supersônico monomotor, de assentos duplos e com capacidades avançadas”, escreveu a Airbus na sua conta no X ontem (14/05).
Conforme noticiamos, a TAI levou para a Feindef 2025 um modelo em tamanho real do treinador avançado HÜRJET com as marcas da Força Aérea e Espacial Espanhola, incluindo a camuflagem cinza de baixa visibilidade, emblema (roundel) e a matrícula militar fictícia.

“Este acordo também busca nacionalizar o sistema de treinamento integrado e fortalecer a indústria local, reforçar os laços de defesa entre a Espanha e a Turquia e enfrentar os desafios impostos pela crescente demanda operacional por aeronaves de treinamento modernas”, concluiu o comunicado da Airbus.
TAI Hürjet

Lançado em 2017, o Hürjet é um jato de treinamento supersônico de nova geração que também pode ser empregado em missão de ataque leve. Seu primeiro voo aconteceu em 25 de abril de 2023, e em julho deste ano a TAI (também conhecida como TUSAS) anunciou que o Hurjet completou com sucesso sua 79ª surtida de testes, quando atingiu uma velocidade de Mach 0,9 e altitude de 30.000 pés. O segundo protótipo voou em 12 de novembro.
Medindo 13,6 metros de comprimento, 9,5 m de largura e 5,1 m de altura, o supersônico Hurjet é equipado com um motor General Electric F4040-GE-102, o mesmo utilizado nos caças F/A-18 Hornet. O jato pode atingir velocidades de até Mach 1,4, tem um alcance de 2.200 km e teto de serviço máximo de 45.000 pés. Quando equipado para missão de combate, o Hurjet pode transportar até 2.720 kg de armas ar-superfície e ar-ar sob as asas.
O TAI Hurjet ainda está em fase de desenvolvimento, e tem a Turquia como único cliente, com uma encomenda de 16 aeronaves, incluindo quatro protótipos. Até a década de 2030, o Hurjet substituirá os antigos T-38M e NF-5A/B 2000 da Força Aérea Turca.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO