Airbus e Shield AI desenvolvem drone autônomo do UH-72 Lakota. A Airbus Space & Defense dos EUA e a Shield AI firmaram um acordo para integrar um software de autonomia ao MQ-72C Logistics Connector, uma versão não tripulada do helicóptero militar UH-72 Lakota.
O acordo visa integrar o software de autonomia Hivemind desenvolvido pela Shield AI ao helicóptero MQ-72C Logistics Connector da Airbus. Isto ampliará a flexibilidade operacional da aeronave, permitindo voos autônomos em missões de logística para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).
A colaboração ocorre sob o programa Aerial Logistics Connector (ALC) do USMC, que busca desenvolver plataformas não tripuladas capazes de operar em ambientes hostis. As empresas testarão o software Hivemind em combinação com o conjunto de aviônicos Helionix da Airbus para dar suporte a uma série de missões autônomas avançadas.
“O Lakota é uma plataforma multimissão comprovada, pronta para suportar operações não tripuladas em ambientes rigorosos”, disse Robert Geckle, presidente e CEO da Airbus US Space & Defense. “A combinação da nossa aeronave com software de autonomia de última geração abre novas possibilidades de missão para os combatentes e forças aliadas em todo o mundo.”
O sistema Hivemind permite que aeronaves operem independentemente de GPS, comunicações ou intervenção humana em ambientes complexos. As empresas planejam ampliar gradativamente as capacidades autônomas do sistema por meio de uma série de eventos de testes operacionais.
“A Airbus é uma parceira de classe mundial com um sólido histórico de fornecimento de sistemas confiáveis para o combate”, disse Ryan Tseng, CEO da Shield AI. “O Lakota tem sido um pilar da aviação militar há anos. A integração do Hivemind nesta aeronave demonstra como a autonomia pode aprimorar rapidamente sistemas comprovados para atender às demandas das missões atuais.”
A Airbus US está atualmente no segundo ano do ALC Middle Tier of Acquisition (MTA) Rapid Prototyping Program. O esforço está focado na produção de protótipos de aeronaves que possam apoiar missões logísticas experimentais em condições operacionais realistas.
A iniciativa do ALC faz parte de um esforço mais amplo do Pentágono para construir redes logísticas autônomas e resilientes, prevendo operações distribuídas em conflitos futuros. Com o crescente interesse em sistemas não tripulados escaláveis, o MQ-72C representa um avanço na redução de riscos para o pessoal, mantendo, ao mesmo tempo, linhas de suprimento críticas.
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