Airbus e parceiros demonstram o sistema MUSHER. A Airbus Helicopters e seus parceiros conduziram uma demonstração em escala real do sistema de equipe tripulada e não tripulada (Manned-Unmanned Teaming — MUM-T) desenvolvido como parte de um projeto financiado pela União Europeia e com o codinome MUSHER.
A demonstração ocorreu na França e na Itália de 30 de setembro a 9 de outubro e envolveu vários helicópteros tripulados e sistemas não tripulados conectados a uma única rede MUM-T. O experimento foi liderado pela Airbus, que implantou o H130 FlightLab (F-WWXD) como uma plataforma tripulada e o sistema aéreo não tripulado (UAS) VSR700 que é parte do sistema de teste da Direction générale de l’armement (DGA).
Enquanto isso, a Leonardo realizou a demonstração com um helicóptero e um veículo opcionalmente pilotado. A Thales, coordenadora do projeto MUSHER, forneceu uma estação de supervisão e uma estação de debriefing de missão. A Space Applications Services ficou encarregada da estação de preparação da missão. A Indra liderou as atividades de simulação em preparação para a demonstração, enquanto a ONERA forneceu estudos sobre a carga de trabalho da tripulação.
“Operar helicópteros e sistemas aéreos não tripulados em conjunto fornece capacidades de missão adicionais valiosas, como maior consciência situacional com UAS compartilhando vídeo em tempo real para melhor tomada de decisão, tudo isso preservando ativos e recursos críticos. O sucesso da demonstração MUSHER é um grande passo à frente para nossa ambição na Airbus, que é colocar em campo capacidades MUM-T reunindo o know-how industrial europeu para o benefício de clientes militares e civis”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.
A demonstração do MUSHER consistiu em vários cenários envolvendo diferentes aeronaves voando simultaneamente na França e na Itália. As missões foram baseadas em conceitos de operações definidos pelos ministérios da defesa da França, Itália e Espanha. Um cenário, por exemplo, exibiu UAS e helicópteros tripulados para uma missão antipirataria. O UAS estava inicialmente conduzindo uma missão de vigilância.
Assim que detectou atividade suspeita em um barco, o helicóptero tripulado entrou em cena e assumiu o controle total do UAS, em preparação para uma intervenção. Os testes em voo visavam demonstrar níveis de interoperabilidade (Levels of Interoperability — LOI) 2 a 4, desde o recebimento direto de dados do UAS pelos helicópteros tripulados e pela estação terrestre, até o controle e monitoramento do UAS pelos helicópteros.
MUSHER é um projeto lançado no âmbito do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa (European Defence Industrial Development Programme — EDIDP) lançado pela Comissão Europeia em dezembro de 2021.
O projeto visa desenvolver um sistema MUM-T europeu genérico que pode operar robustamente em vários ambientes (civis, militares ou mistos), ao mesmo tempo que reduz a carga de trabalho da tripulação e fornece capacidade máxima em operação. A demonstração também serviu para provar que helicópteros tripulados e UAS de diferentes empresas e diferentes países, operando em áreas distantes, poderiam ser integrados em um único sistema MUM-T.
@CAS