Airbus e OneWeb expandem sua parceria. A Airbus e a OneWeb assinaram um acordo de parceria visando a distribuição de serviços de comunicação por satélite de órbita terrestre baixa (LEO – Low Earth Orbit) para uso militar e governamental. A Airbus oferecerá novos serviços de comunicação utilizando a constelação OneWeb para as forças armadas europeias e do Reino Unido, as forças de defesa civil e de segurança, já partir do final deste ano de 2021.
“Como provedor líder de comunicações seguras de defesa ed a aérea governamental da Europa, buscamos continuamente estender e aumentar os serviços que oferecemos. Com a constelação OneWeb LEO, podemos oferecer aos clientes militares flexibilidade real à medida que buscamos entregar a futura malha de redes integradas, nuvem de combate e superioridade de informações que exigem abordagens inovadoras. Com esta nova oferta baseada na constelação OneWeb e na tecnologia Airbus, seremos o primeiro provedor a oferecer este tipo de serviço às forças europeias”, disse Evert Dudok, vice-presidente executivo de Inteligência Conectada da Airbus Defense and Space.
Neil Masterson, CEO da OneWeb acrescentou: “Estamos entusiasmados em expandir nosso trabalho com a Airbus para atender às necessidades de conectividade das agências europeias de defesa e segurança em terra, no mar e no ar. Nossa rede permitirá comunicações seguras, resilientes e em tempo real para organizações governamentais militares e civis, começando no Ártico e expandindo para casos de uso de mobilidade global”.
No âmbito dessa parceria, a Airbus e a OneWeb planejam desenvolver uma gama completa de serviços seguros dedicados às necessidades específicas das forças armadas para todas as suas operações em terra, no mar e no ar. As constelações LEO permitem o desenvolvimento de uma nova geração de terminais e antenas de tamanho, peso e potência reduzidos. Essas constelações também permitirão oferecer comunicações espaciais em tempo real, muito úteis para a transmissão de streams de vídeo ao vivo de sensores como os embarcados em UAVs.
Esses novos serviços de comunicação via satélite proporcionarão às forças armadas comunicações em alta velocidade, totalmente IP (Internet Protocol), possibilitando priorizar os fluxos de comunicação e garantir um altíssimo nível de disponibilidade. Os usuários podem complementar os serviços e redes existentes com a capacidade de alternar entre as comunicações de satélite LEO e GEO (Geostationary Orbit) durante as operações para obter os benefícios de uma rede flexível e interoperável. A parceria oferecerá serviços para conectar veículos em solo, navios no mar e aeronaves em voo.
Graças a esses recursos, este serviço de conectividade é totalmente projetado para oferecer suporte a futuros aplicativos em nuvem de vários domínios e permitir a superioridade de informações. Os satélites OneWeb projetados pela Airbus estão sendo produzidos atualmente nas instalações da Airbus OneWeb Satellites na Flórida, EUA. Após um início de serviço sobre a área ártica do Pólo Norte no 50º paralelo, a OneWeb espera que seus serviços estejam disponíveis com cobertura global até o final de 2022, com uma constelação de 648 satélites em órbita LEO.
@CAS