Airbus e Northrop Grumman: MOU para o milsatcoms do UK. A Airbus e a Northrop Grumman assinaram em 22 de julho um Memorando de Entendimento (MOU) visando atender em uma equipe conjunta e intregada os requisitos de comunicação por satélite militar SKYNET Enduring Capability (SKEC) do Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MOD).
A combinação da experiência, conhecimento e capacidades de duas das principais empresas espaciais do mundo em uma equipe conjunta fornecerá ao UK MOD soluções ideais para os segmentos espacial e terrestre da arquitetura SKYNET. A equipe trabalhará em conjunto para abordar aspectos futuros do programa SKYNET, garantindo que o valor social e a participação industrial do Reino Unido sejam maximizados e que a abordagem “aliada pelo design” seja implementada para impulsionar a interoperabilidade com os principais aliados nacionais.
“A Northrop Grumman é um parceiro importante em nossa oferta para abordar o Service Delivery Wrap para futuros serviços SKYNET e um parceiro e fornecedor internacional estabelecido para a Força Espacial dos EUA. Assinar este MOU com eles é o próximo passo lógico para fornecer a próxima geração de soluções para o MOD do Reino Unido — fornecendo acesso às principais tecnologias e recursos dos EUA com as soluções de defesa líderes mundiais da Airbus. Com base em nossa recente parceria SDA, nossa experiência comprovada combinada em todos os domínios de comunicações seguras além da linha de visão, incluindo nosso histórico no programa SKYNET 5 nos últimos 18 anos, oferece à nossa equipe recursos verdadeiramente únicos para ser um parceiro do MOD” — Richard Franklin, diretor administrativo da Airbus Defense and Space UK
“A Northrop Grumman tem orgulho de se juntar à Airbus para atender aos requisitos do programa Skynet e acredita que essa equipe pode oferecer os melhores recursos para o MOD agora e no futuro. Este acordo de parceria se baseia no forte relacionamento Northrop Grumman/Airbus e no recente prêmio da Airbus para fornecer 42 ônibus de satélite para a constelação Tranche 1 Transport Layer (T1TL) que a Northrop Grumman está desenvolvendo para a Agência de Desenvolvimento Espacial dos EUA” – disse Tom Wilson, presidente do setor espacial da Northrop Grumman.
O programa SKYNET 5, fornecido pela Airbus como um contrato de terceirização de serviço completo, forneceu ao Ministério da Defesa do Reino Unido um conjunto de serviços de comunicações militares altamente robustos, confiáveis e seguros, apoiando operações globais desde 2003. A Airbus está envolvida na SKYNET desde 1974 e permanece firmemente comprometida em apoiar uma forte capacidade militar de fabricação e serviços espaciais no Reino Unido. Em julho de 2020, a Airbus recebeu o contrato para projetar e construir o satélite SKYNET 6A para complementar a frota SKYNET 5 existente de quatro satélites e aprimorar a capacidade de milsatcoms do Reino Unido.
@CAS