Airbus e Kongsberg: acordo para apoiar NH90 da Noruega. A Airbus Helicopters e a Kongsberg Aviation Maintenance Services assinaram um acordo estratégico de longo prazo para colaborar no quesito suporte e serviços para as Forças Armadas da Noruega. O Memorando de Entendimento (MoU) visa reforçar a implantação de recursos de manutenção na Noruega e otimizar a disponibilidade do helicóptero NH90.
A Airbus também está desenvolvendo e qualificando as instalações de Kongsberg para fornecer manutenção das caixas de transmissão dos NH90 da frota norueguesa. Essa mudança posicionará a Kongsberg como a principal contratada para esse serviço de suporte e a primeira entidade fora da Airbus a ser qualificada para esse trabalho.
“Este acordo é o início de uma parceria ambiciosa com a Kongsberg que fortalecerá a autonomia e a capacidade de apoio soberano da Noruega neste campo especializado”, disse Damien Lamy, diretor regional de cooperação industrial da Airbus Helicopters.
“A Kongsberg tem capacidade comprovada em atividades de produção, fabricação, reparo e revisão para a indústria aeroespacial. A Kongsberg também é parceira estratégica das Forças Armadas da Noruega para manutenção e logística. Estamos ansiosos para aprimorar nossa cooperação com a Airbus com o objetivo geral de aumentar a capacidade operacional dos usuários do NH90”, disse o vice-presidente executivo da Kongsberg Aerostructures & MRO, Terje Bråthen.
Em 2001 as Forças Armadas da Noruega (NAF) adquiriu 14 helicópteros NH90, divididos em seis aeronaves para operações embarcadas ASW (Guerra AntiSubmarino), e oito unidades para missões SAR e patrulha costeira. Essas aeronaves foram dividas para os Esquadrões 334 e 337 e, segundo informações, a disponibilidade operacional estaria bem abaixo do esperado. O MoU visa melhorar a disponibilidade dos NH90.
@CAS