Airbus e Indonésia prestes a assinar contrato para dois Airbus A400M. O governo da Indonésia e a Airbus deverão assinar ainda neste mês de novembro, o contrato envolvendo a aquisição de duas aeronaves de transporte militar Airbus A400M Atlas. A informação foi divulgada na semana passada por Dani Adriananta, representante da Airbus Defense na Indonésia, durante uma entrevista coletiva.
No ano passado, durante o Dubai Airshow 2021, a Airbus e o Ministério da Defesa da Indonésia anunciaram a assinatura de um pedido para dois A400M, com opção para quatro aeronaves. Não há menção ao valor do contrato de aquisição do A400M. Na ocasião, ficou acordado que a assinatura efetiva do contrato ocorreria durante o ano de 2022.
De acordo com Adriananta, a efetivação do contrato para a aquisição de equipamentos de defesa envolve uma série de condições pré-determinadas, que vão desde adiantamento de valores até acordos mútuos na área. Por esse motivo, o Executivo da Airbus Defense acredita que a assinatura do documento ocorrerá ainda neste mês de novembro.
Enquanto isso, o Chefe para a Ásia-Pacífico da Airbus Defense ans Space, Johan Pelissier, também disse na mesma ocasião que a fábrica da Airbus está preparando a linha de produção para as aeronaves A400M encomendadas pela Indonésia.
Questionados sobre o cronograma de entrega da primeira aeronave para a Tentara Nasional Indonésia — Angkatan Udara, ou Força Aérea da Indonésia (TNI-AU), os funcionários da Airbus Defense disseram que só será informado após a assinatura do contrato. Comummente, a Airbus estima um prazo de três à cinco anos para entrega dessas aeronaves após a efetivação do pedido.
A Malásia, por exemplo, assinou um contrato para a compra de quatro aeronaves A400M em dezembro de 2005, as entregas começaram em março de 2015 e foram concluídas em março de 2017.
Quando anunciado oficialmente, a Indonésia será o segundo operador do A400M na região Ásia-Pacífico, depois da Malásia, e o décimo no mundo. O A400M encomendado pela Indonésia tem uma configuração multifuncional ara transporte logístico, evacuação aeromédica e avião-tanque para reabastecimento em voo.
Fonte: Kompas
@FFO