Airbus e Grupo Tata vão estabelecer FAL de helicópteros na Índia. Num grande impulso ao ‘Make in India’, a Airbus Helicopters anunciou que está fazendo parceria com o Grupo Tata para estabelecer uma Linha de Montagem Final (FAL) para helicópteros no país.
A FAL produzirá o helicóptero H125 mais vendido da Airbus em sua linha civil para a Índia e exportará para alguns países vizinhos. O acordo foi divulgado no dia 26/01.
A FAL será o primeiro exemplo do sector privado a estabelecer uma fábrica de helicópteros na Índia, proporcionando um grande impulso ao programa ‘AatmaNirbhar Bharat’ (Índia autossuficiente) do Governo da Índia. No âmbito desta parceria, a Tata Advanced Systems Limited (TASL), uma subsidiária do Grupo Tata, instalará as instalações juntamente com a Airbus Helicopters.
O anúncio foi feito durante a visita de dois dias do presidente francês Emmanuel Macron à Índia como convidado principal nas celebrações do Dia da República, em 26 de janeiro.
A FAL na Índia realizará a integração dos principais conjuntos de componentes, aviônicos e sistemas de missão, instalação de chicotes elétricos, circuitos hidráulicos, controles de vôo, componentes dinâmicos, sistema de combustível e motor. Também fará testes, qualificação e entrega do H125 para clientes na Índia e na região.
A FAL levará 24 meses para ser configurado e as entregas dos primeiros H125 “Made in India” deverão começar em 2026. A localização do FAL será decidida em conjunto pela Airbus e pelo Grupo Tata.
“Os helicópteros são cruciais para a construção da nação. Um helicóptero civil ‘Made-in-India’ não será apenas um símbolo da confiante Nova Índia, mas também desbloqueará o verdadeiro potencial do mercado de helicópteros no país”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus. “Esta linha de montagem final de helicópteros, que construiremos em conjunto com nosso parceiro de confiança Tata, é uma reafirmação do compromisso da Airbus em desenvolver todo o espectro do ecossistema aeroespacial na Índia. Esta será a segunda linha de montagem final que a Airbus está construindo na Índia, depois da instalação de fabricação de aeronaves militares C295 ‘Make in India’ em Vadodara, Gujarat”.
N. Chandrasekaran, presidente da Tata Sons, disse: “O Grupo Tata tem o prazer de estabelecer a primeira instalação de montagem de helicópteros da Índia no setor privado. Esta instalação terá a linha de montagem final em parceria com a Airbus para o helicóptero monomotor Airbus H125 mais vendido do mundo, tanto para o mercado indiano como para o mercado de exportação”.
Indiscutível em sua categoria, o H125 produzido na Índia catalisará o uso de helicópteros no país. Este carro-chefe multimissão revolucionará o transporte de passageiros e mercadorias e também será usado em segmentos como serviços médicos de emergência (HEMS), gestão de desastres, aplicação da lei, turismo e missões de trabalho aéreo. Fornecendo conectividade de última milha para áreas remotas, o H125 contribuirá significativamente para o esquema de conectividade regional do governo da Índia — Ude Desh ka Aam Naagrik (UDAN), que promoverá ainda mais o setor de turismo no país.
O H125 é o helicóptero monomotor mais vendido do mundo, superando outros helicópteros em sua categoria. Este helicóptero versátil de alto desempenho é membro da família Ecureuil da Airbus, que acumulou mais de 38 milhões de horas de voo em todo o mundo. Ele pode operar em ambientes extremos e de alta temperatura e pode ser facilmente reconfigurado para diversas missões, incluindo trabalho aéreo, combate a incêndios, aplicação da lei, resgate, ambulância aérea, transporte de passageiros e muitas outras.
O H125 é o único helicóptero que pousou no Monte Everest, demonstrando sua agilidade em operar em ambientes extremos e de alta altitude.
A instalação de fabricação de helicópteros proposta será a segunda FAL a ser estabelecida na Índia pela Airbus, aproveitando as capacidades da TASL nos setores aeroespacial e de defesa. As duas empresas estão construindo a aeronave de transporte militar C295 FAL em Vadodara, Gujarat.
O último anúncio faz parte dos esforços da Airbus para desenvolver um ecossistema aeroespacial holístico na Índia, onde a empresa está expandindo sua presença industrial com montagem de aeronaves, fabricação de componentes, engenharia e design e desenvolvimento digital, suporte MRO, treinamento de pilotos e manutenção, bem como colaboração acadêmica para promover o capital humano.
Fonte: Airbus.
@CAS