Airbus e Ecocopter terão serviços de UAM na América Latina. A Airbus e a Ecocopter assinaram um Memorando de Entendimento para começar a colaborar no lançamento de serviços de mobilidade aérea urbana em vários países da América Latina. Este é um passo importante para a co-criação de um ecossistema de mobilidade aérea urbana funcional na região. Com este acordo, os parceiros explorarão e definirão cenários de lançamento para operações de mobilidade aérea, notadamente no Equador, Chile e Peru.
Isso inclui atividades conjuntas para desenvolver operações de UAM (Urban Air Mobility) no continente, bem como formas de direcionar os primeiros casos de uso e cidades e regiões piloto. Essa parceria é uma expansão do forte relacionamento da fabricante com a Ecocopter, que opera uma frota composta principalmente por helicópteros Airbus para missões de trabalho aéreo em diversos setores industriais.
“Com já 20 anos de experiência operando helicópteros e 5 anos operando drones, esta parceria é um passo natural para nós. Buscamos ser um player relevante no ecossistema UAM e os projetos que desenvolveremos em conjunto com a Airbus nos aproximarão desse objetivo” — Marcelo Rajchman, CEO Corporativo da Ecocopter.
“Estamos empolgados em estender nosso relacionamento de longa data com a Ecocopter. Juntos, estamos dando passos concretos na cocriação do ecossistema UAM e nosso roteiro de descarbonização. Essa parceria alavanca a experiência da Airbus em tecnologias inovadoras de voo vertical e o extenso histórico operacional e cultura inovadora da Ecocopter” — Balkiz Sarihan, Head of Partnerships & Strategy Execution da Airbus.
Fundada em 2003, a Ecocopter é referência em missões de trabalho aéreo de alta complexidade na América do Sul. Sua frota de helicópteros Airbus, composta por 16 H125, dois H135 e três H145, caracteriza-se por sua alta versatilidade e realiza missões que vão desde transporte offshore, apoio à mineração, evacuação médica, combate a incêndios e quase toda a gama de missões de trabalho aéreo.
Em setembro de 2021, a Airbus apresentou seu protótipo eVTOL CityAirbus NextGen, para explorar tecnologias avançadas de mobilidade aérea e dar vida aos serviços de mobilidade aérea urbana. Com um alcance operacional de 80 km e uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, foi desenvolvido para ser adequado para uma variedade de implantações em áreas urbanas e também fora dela. A Companhia acaba de anunciar a construção de um centro dedicado para testar os sistemas da aeronave antes de seu voo inaugural.
A Airbus também está trabalhando em estreita colaboração com parceiros industriais e institucionais para liderar o desenvolvimento de ecossistemas de mobilidade aérea urbana, conforme anunciado recentemente com a ITA Airways na Itália, ou através do lançamento da Iniciativa de Mobilidade Aérea na Alemanha.
@CAS