A Airbus se uniu à Earthcube, empresa francesa especializada na análise de dados geoespaciais por meio de Inteligência Artificial (AI), para desenvolver e comercializar o “Defense Site Monitoring”, uma solução online dedicada ao monitoramento de sites estratégicos aos atores de defesa, combinando imagens de satélite avançadas e IA.
A nova solução “Defense Site Monitoring” combina a experiência da Earthcube na identificação automática de objetos com imagens de alta resolução de até 50 cm dos satélites Airbus Pléiades, e a partir de 2021, usando imagens de resolução ainda maiores (30 cm), captadas pela constelação Pleiades Neo. Os algoritmos utilizados já são capazes de detectar, identificar e classificar automaticamente aeronaves e navios, civis e militares.
“A Airbus é um parceiro estratégico das Forças Armadas da França e da Europa, atendendo à soberania nacional e fornecendo soluções de inteligência confiáveis e seguras. Com o Defense Site Monitoring, centenas de locais de interesse serão monitorados e analisados diariamente, graças à reatividade e agilidade do nossos satélites e algoritmos de IA do Earthcube, capazes de processar gigabytes de dados”, disse François Lombard, diretor de negócios de inteligência da Airbus Defense and Space.
“Como líder europeu em processamento de dados de IA, a missão da Earthcube é trabalhar em estreita colaboração com os principais players industriais que são capazes de combinar sua experiência com a excelência de nossa tecnologia em uma lógica de valor agregado cada vez maior. Estamos muito orgulhosos do nosso Defesa Site Monitoring e desta parceria com a Airbus, que ilustra perfeitamente essa sintonia conjunta”, disse Arnaud Guérin, presidente e cofundador da Earthcube.
Os analistas de imagem podem acessar o Defense Site Monitoring por meio de uma área totalmente segura na plataforma digital Airbus OneAtlas. Eles podem monitorar suas áreas de interesse e receber alertas automatizados e relatórios de análise de tendências.
Através desta colaboração, a Airbus e a Earthcube estão a demonstrar um verdadeiro know-how europeu e capacidade para responder às mais exigentes necessidades dos serviços de inteligência e das nossas tropas empenhadas nos vários teatros de operação.
@FFO
A Royal Navy (Marinha Real) concedeu uma extensão de contrato de 12 meses para a Airbus para cobrir o fornecimento contínuo de serviços de vigilância marítima por satélite para o Centro Conjunto de Segurança Marítima (JMSC - Joint Maritime Security Centre). O contrato irá garantir o monitoramento contínuo das águas…
Em "Notícias"
A Airbus recebeu um contrato de €160 milhões para fornecer o satélite FORUM da Agência Espacial Europeia (ESA — European Space Agency’s) para medir o calor emitido da Terra para o espaço. O FORUM, abreviação de Far-infrared Outgoing Radiation Understanding and Monitoring, será o primeiro satélite a observar à Terra…
Em "Notícias"
O A300-600ST BelugaST F-GTC “#3” da Airbus pousou no Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, na Flórida, no fim de semana passado. Ele entregou o satélite HOTBIRD 13G construído pela Airbus Defense and Space para a Eutelsat. Isso aconteceu algumas horas depois que seu gêmeo, HOTBIRD 13F, foi…
Em "Notícias"