Airbus e Cingapura concluem testes de reabastecimento em voo automático. A Airbus e a Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) concluíram com sucesso uma série de testes de reabastecimento em voo automático (A3R), envolvendo o Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) e aeronaves receptoras, entre elas os caças F-15SG Eagle.
Os testes ocorreram em Cingapura, e durante três semanas do mês de agosto foram realizados mais de 500 contatos automáticos “secos e molhados”, ou seja, com a transferência ou não de combustível para as aeronaves receptoras.
Com a conclusão desta etapa de testes, Cingapura poderá se tornar a primeira Força Aérea do mundo com capacidade de reabastecimento automático para todas suas aeronaves receptoras. A certificação está prevista para o primeiro semestre de 2024.
A implementação do sistema A3R promete aumentar a segurança neste tipo de operação, reduzir a carga de trabalho do operador da sonda e otimizar as taxas de transferência de reabastecimento para garantir a superioridade aérea.
O sistema A3R do Airbus A330 MRTT permitem que eles atendam diversos tipos de aeronaves receptoras como os caças F-16 Fightning Falcon, F-35 Lightning II, Eurofoghter Typoon, bem como aeronaves de Alerta Antecipado e Controle (AWACS), entre outros.
@FFO