Airbus diz que novo avião presidencial para o Brasil somente após 2027. Questionada pelo governo brasileiro, a fabricante Airbus informou que a entrega de uma nova aeronave presidencial de grande porte para a Força Aérea Brasileira (FAB) poderia ocorrer somente a partir de 2027. A informação é do portal Poder 360. Com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderia usufruir do seu novo avião neste atual mandato.
Nenhuma surpresa para quem conhece um pouco deste seleto mercado de aeronaves “VIPs” que transportam altas autoridades. Não basta apenas entrar na fila de encomendas e aguardar que o avião deixe a linha de produção pronto para operar. Por se tratar de aeronave de Estado, especialmente modificada a partir de um jato comercial, ela segue outro caminho após a fabricação.
Para que seja configurado internamente de acordo om a escolha do cliente, o avião é enviado para uma empresa especializada que instala os quartos, salas, mesas de reuniões, chuveiros, assentos especiais, entre outros itens escolhidos pelo usuário. Além disso, serão integrados equipamentos de comunicação segura e outros dispositivos especiais como, por exemplo, sistemas de autoproteção. Todo este processo de conversão levará meses.
Esta compra é uma prioridade para Lula, principalmente depois que o Airbus VC-1 sofreu um incidente ao decolar da Cidade do México em 1º de outubro. Como noticiamos anteriormente, o assunto não é novidade para este governo, que desde janeiro de 2023 fala em comprar uma nova aeronave presidencial, “grande, confortável e mais condizente com a importância do país.”.
Em entrevistas após o evento no México, Lula afirmou que vai comprar uma aeronave nova para a Presidência e alguns (no plural) aviões para os ministros viajarem. O presidente determinou que o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, apresente uma proposta para a compra o mais breve possível. “Não é um avião para o presidente e sim para a instituição Presidência da República”.
Conforme fontes ouvidas pela RFA, a busca é por um A330-200 ou A330-300 VIP de segunda mão, ou possam ser rapidamente convertidos para este padrão, desde que seja com entrega imediata. Faz sentido a escolha pelo Airbus A330, uma vez que a FAB já opera com dois C-30 (2901 e 2902), que nada mais são que aeronaves civis com pintura militar.
@FFO