Airbus Defence and Space completa o PDR do Eurodrone. A Airbus Defense an Space informou que “congelou” o design do Unmanned Aircraft System (UAS) Eurodrone, finalizando com sucesso a Revisão Preliminar do Projeto (PDR — Preliminary Design Review).
Liderado pela Airbus Defence and Space como contratante principal, este programa foi é um projeto da Organização Europeia para a Cooperação Conjunta de Armamento ou OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d’Armement), que possui representantes dos quatro países clientes (França, Alemanha, Itália e Espanha) e três principais subcontratados: Airbus Defense and Space da Espanha, a Dassault Aviation da França e a Leonardo SpA da Itália.
O PDR prova que o projeto inicial da aeronave amadureceu consistentemente, abrindo caminho para prosseguir com o projeto detalhado. É o resultado de diferentes avaliações técnicas e avaliações realizadas, como os testes em túnel de vento para confirmar a configuração aerodinâmica do Eurodrone, o design geral para garantir a demonstração da capacidade operacional e a validação de um Digital Twin totalmente representativo. Desde o início, o programa Eurodrone beneficia de ambas as filosofias de design — físico e digital.
“Realizar a revisão preliminar do projeto para o desenvolvimento do Eurodrone representa um importante passo em frente para este importante programa de defesa europeu”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe do Poder Aéreo da Airbus Defence and Space. “Isso mostra um verdadeiro esforço conjunto e espírito colaborativo de todos os parceiros industriais e da comunidade de clientes para garantir a soberania e independência europeias neste segmento crítico da capacidade ISTAR não tripulada de longa duração”.
O Eurodrone é um Medium Altitude Long Endurance (MALE) Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) com capacidades versáteis e adaptáveis que o tornam a plataforma perfeita para missões de Inteligência, Aquisição de Alvos, Vigilância e Reconhecimento (ISTAR — Intelligence, Surveillance Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR) ou operações de segurança interna. Sua arquitetura aberta, permitirá o crescimento e a redefinição dos recursos do sistema, conforme exigido pelas necessidades futuras das forças armadas dos clientes.
Apoiado e baseado no conhecimento já adquirido, o programa Eurodrone entra numa nova fase para alcançar a Revisão Crítica de Design (CDR), que representará a etapa final e encerramento do design de arquitetura e sistema.
Dotado de tecnologia inovadora de ponta e concebido para se tornar um dos principais pilares de qualquer futuro sistema aéreo de combate, o Eurodrone será uma capacidade indispensável para facilitar a prevenção de conflitos internacionais e a gestão de crises, garantindo a superioridade operacional às nações, especialmente no contexto de missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR).
@CAS