A Airbus formou em outubro de 2020 o Team Maier ao lançar o Joint Project (JP) 9102, um sistema completo de Comunicações por Satélite de Defesa, no qual pretende fazer parcerias com as principais empresas espaciais e de tecnologia australianas, bem como o meio acadêmico.
A Airbus está procurando aumentar substancialmente a capacidade industrial e de defesa da Austrália por meio de sua oferta de fornecer capacidade de comunicação militar soberana por satélite para a Austrália e a região da Ásia-Pacífico.
O acesso ao espaço é fundamental para a segurança da Austrália e o governo está aumentando seu investimento em recursos espaciais em todo o espectro. Em resposta, a Airbus formou a Team Maier para trazer a experiência e capacidades, desenvolvendo oportunidades de trabalho compartilhado, criação de empregos, transferência de tecnologia e inovação.
Andrew Mathewson, chefe de país da Airbus – Austrália e Nova Zelândia, disse “Sempre reconhecemos a experiência e as capacidades que as empresas australianas e a academia podem trazer para nossos negócios e como sinergias importantes podem ser alcançadas. Reforçando nosso compromisso de longa data com a Comunidade da Austrália, nossa nova Equipe Maier traz parceiros para permitir que a Força de Defesa Australiana alcance seus objetivos estratégicos de Formar, Deter e Responder em toda a região Indo-Pacífico. A Airbus injetou mais de A $ 950 milhões em atividades na indústria aeroespacial australiana nos últimos três anos, para aeronaves civis e militares de asa fixa e rotativa, gerando benefícios econômicos de mais de A $ 1,7 bilhão para a Austrália. Agora estamos procurando construir isso com espaço ”.
A Airbus opera o sistema de comunicações por satélite militar Skynet do Reino Unido, fornecendo serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana em todo o mundo por mais de 15 anos em nome do Ministério da Defesa do Reino Unido, sob um contrato de bilhões. Por meio do programa Skynet, a Airbus fornece uma gama de serviços baseados no espaço para clientes em todo o mundo, incluindo Austrália, Estados Unidos e outros Aliados da OTAN. Em 2016, a Airbus investiu em uma nova estação terrestre de satélite construída para esse fim em Adelaide, para as comunicações militares seguras por satélite via Skynet.
Esta rede mundial fornece cobertura global para serviços de conectividade, fornecendo o link entre a constelação de satélites e as redes terrestres para conectividade ponta a ponta confiável no mais alto nível de serviço. A Airbus tem mais de cinco décadas de presença na Austrália, nos segmentos de defesa, helicópteros e aeronaves comerciais do país.
@CAS