Airbus: combustível sustentável para os A400M da Luftwaffe. A Airbus está trabalhando para fornecer à Luftwaffe uma permissão técnica para iniciar os testes em voos nacionais com seus A400M com até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF — Sustainable Aviation Fuel). O SAF é um combustível alternativo e comprovado, que pode reduzir as emissões de CO2 em até 85% em comparação com o combustível convencional.
Com isso, a Alemanha, que possui uma frota total de 53 unidades encomendadas, está se tornando a primeira nação cliente a lançar uma transformação gradual para uso de SAF em sua frota operacional de A400M.
“O objetivo da Luftwaffe é lançar uma transformação rumo à sustentabilidade de sua frota. A missão deles é a nossa. Estamos apoiando com prazer esses importantes esforços, não apenas para o A400M, mas para toda a sua frota de aeronaves Airbus, desde transporte VIP a jatos de combate” — Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.
“Avançar para um futuro mais sustentável é o dever fundamental de todos. A mudança do querosene à base de petróleo para combustíveis sustentáveis desempenha um papel importante nos esforços da aviação para reduzir as emissões de CO2. Nossas aeronaves do governo já estão liberadas para SAF. Trabalhando em estreita colaboração com a indústria, estamos ansiosos para finalmente certificar o A400M também. Olhando para o futuro, estamos apoiando todas as atividades para introduzir o SAF em toda a nossa frota, incluindo aeronaves de combate” — Lt.Gen. Ingo Gerhartz, chefe da Força Aérea Alemã.
Além de apoiar as atividades dos clientes nacionais, a Airbus embarcou em um roteiro de longo prazo para alcançar 100% de preparação e certificação SAF para a frota mundial de A400M. Como primeiro passo, em 2022, a Airbus planeja um voo de teste de uma aeronave A400M com uma carga de combustível de até 50% SAF. Este voo de testes inicial será realizado com um motor para melhor avaliar o comportamento geral da aeronave. Após a conclusão bem-sucedida deste voo com um motor, a Airbus espera continuar a pesquisa usando com quatro motores de teste em 2023.
Assim que as atividades de teste forem concluídas com quatro motores, a plataforma A400M será formalmente liberada aos clientes para uso de 50% SAF. Além disso, Airbus, OCCAR e A400M Nations estão envolvidos em discussões iniciais para desenvolver o roteiro para a certificação e uso operacional de 100% SAF.
Isso é algo que não vai acontecer da noite para o dia. Esse tipo de combustível primeiro precisa ser avaliado tecnicamente pelo fabricante do motor antes de começarmos com os testes de voo para certificar os motores TP400M para 100% SAF. Hoje, esse tipo de combustível ainda não está totalmente padronizado nem testado. “Estamos nos estágios preliminares para uma verificação inicial de viabilidade”, disse Mike Schoellhorn. “Este plano no nível do motor seria integrado às atividades de teste de voo necessárias no nível da Airbus para a certificação final do A400M.”
No início de 2022, a Airbus Defence and Space realizou o primeiro voo com seu C295 Flight Test Bed, um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do European Clean Sky 2, que visa o uso de novas tecnologias e materiais para obter reduções de ruído, CO2 e NOx. Com o C295, a Airbus também pretende realizar uma campanha de testes para voos com 50% SAF em 2022 e 100% SAF em 2023.
Fonte: Airbus
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS