Airbus C295MW para a Royal Brunei Air Force. O governo de Brunei assinou em 3 de dezembro um contrato com a Airbus para a aquisição um lote de aeronave de transporte tático C295 para Royal Brunei Air Force (RBAirF), que substituirão o único CN235.
Em nota, o Ministério da Defesa confirmou o negócio. “O Ministério da Defesa, como representante do Governo de Sua Majestade o Sultão e Yang Di-Pertuan de Brunei Darussalam, assinou um contrato com a Airbus Defence and Space, da Espanha, para a aquisição de aeronaves de transporte C295MW”.
O C295 é uma aeronave de transporte médio que se destina a substituir o atual CN235-110M, que o RBAF opera desde 1997 no Esquadrão 15 sediado no Aeroporto Internacional de Brunei (WBSB). A aeronave aumentará as capacidades do RBAF para realizar vários perfis de missão, incluindo transporte aéreo estratégico, assistência humanitária e socorro em desastres, bem como busca e salvamento.
“As aeronaves deve ser entregue ao RBAF em dois lotes”, complementou o comunicado. O ministério não informou o número de aeronaves encomendadas, mas fontes da Airbus indicam ser dois C-295MW. Em nome do MINDEF, o Coronel Norsuriati binti Haji Sharbini, Secretário Permanente (Política, Finanças e Administração) assinou, enquanto José Juan García Palomo, Chefe do Sudeste Asiático da Airbus Singapore Pte Ltd, o fez em nome da Airbus Defence and Space.
Um total de 275 aeronaves de diferentes variantes foram encomendadas, com um total de 203já entregues em todo o mundo. Os usuários no Sudeste Asiático incluem Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietnã. A Índia formalizou em setembro de 2021 a aquisição de 56 aeronaves Airbus C295 para substituir a frota HS 748 Avro da Indian Air Force (IAF).
@CAS