Airbus C295 do Instituto Nacional de Tecnologias Aeroespaciais espanhol. A Airbus recentemente apresentou a nova aeronave do Instituto Nacional de Tecnologias Aeroespaciais da Espanha (INTA). O bimotor C295W (c/n 193) será equipado para missões de pesquisas aéreas de meio ambiente e atmosféricas.
A entrega da aeronave, futura matrícula militar TX.21-14/541-14, está prevista para junho de 2023, mas uma cerimônia foi realizada em 23 de dezembro nas instalações da Airbus em Sevilha, onde foi apresentada a aeronave e entregue as chaves aos representantes do INTA. No evento a aeronave estava em configuração básica, sem os equipamentos de pesquisa instalados.
Avaliado em cerca de €27 milhões, o novo C295 do INTA ficará baseado na Andaluzia, sede do Centro Experimental de El Arenosillo, na província de Huelva, onde o Ministério da Defesa tem o principal campo de testes de veículos aeroespaciais não tripulados.
O C295 triplicará as capacidades de missões aéreas do INTA, com sua maior autonomia e capacidade de carga útil. Seus equipamentos serão especializados para pesquisas atmosféricas, sensoriamento remoto, treinamento de tripulações e qualificação de novos instrumentos científicos.
O INTA é a Organização Pública de Pesquisa (OPI) do Ministério da Defesa da Espanha. Além de realizar pesquisa científica e desenvolvimento de sistemas e protótipos em sua área de conhecimento, presta serviços tecnológicos para empresas, universidades e instituições. É especializado em pesquisa e desenvolvimento tecnológico , de dupla natureza, nas áreas de aeronáutica , espaço , hidrodinâmica , segurança e defesa. Atualmente a frota do INTA é composta por dois Casa C212, um planador Stemme S15 e sistemas aéreos remotamente pilotados (RPAS).
O Airbus C295 conta atualmente com 279 pedidos firmes, 39 operadores e mais de 200 unidades entregues em todo o mundo, sendo os últimos clientes os governos da Sérvia, Angola, Espanha e Brunei.
@FFO