Airbus C-30 da FAB na Turquia. O grupo de 42 bombeiros militares, profissionais da saúde e da defesa civil de diversas organizações brasileiras, chegou em Ankara, capital da Turquia, na madrugada de sexta-feira (10/02). Eles voaram do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) a bordo de um dos Airbus C-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), que também levou equipamentos e alimentos em ajuda às vitimas do forte terremoto que afetou a região.
Conforme antecipamos, originalmente o pouso do C-30 FAB 2901 ocorreria na na cidade turca de Adana, mas devido ao alto fluxo no aeroporto local, a aeronave brasileira teve o seu destino alterado para a capital nacional, Ankara.
“É uma equipe de resgate, uma força tarefa brasileira, que envolve profissionais militares de três estados do Corpo de Bombeiros, de Oficiais médicos, e da Defesa Civil tanto do estado de São Paulo quanto do Governo Federal. Muitos desses profissionais já trabalharam em Brumadinho, em outras catástrofes em âmbito nacional e, também, em âmbito internacional, já foram pro Haiti, Moçambique e tudo se soma. Nossa expectativa é a melhor, a de poder ajudar as pessoas”, explicou o Coronel Carlos Alberto de Camargo Junior, Comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
A viagem foi a primeira missão humanitária no exterior realizada pelo C-30 do 2º/2º Grupo de Transporte “Esquadrão Corsário”, durou cerca de 12 horas. Além dos profissionais que irão ajudar nas ações de busca e atendimento médico na região afetada por terremotos de alta magnitude, o C-30 da FAB também levou cerca de 10 toneladas de equipamentos, medicamentos, kits de emergência e cães farejadores, que irão ajudar nas buscas.
“A expectativa é de que tenha bastante trabalho, e a gente fique nessa função relacionada à saúde, mas não somente a saúde relacionada ao trauma ou à situação das pessoas envolvidas, mas também à segurança da própria equipe brasileira que tá indo ajudar, de modo que a gente tenha uma equipe que possa dar segurança caso um de nós também se machuque”, disse a Capitão Médica Fabiana Maria Ajjar, da Polícia Militar de São Paulo.
“Os profissionais que estão aqui estão de coração aberto, fazendo um serviço muito importante e, com toda certeza, vão compreender isso, mas a saudade aperta quando a gente fica longe. E fazer um bom trabalho é mais uma forma da gente honrar tanto a nossa família, quanto o povo brasileiro, que merece ser representado à altura, a competência e a dignidade que o nosso país tem”, disse o Major Heitor Mendonça, Subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas aos Desastres do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
“Essa missão é extremamente importante, pois ela representa um grande esforço brasileiro, uma construção de sinergia, de sintonia entre o Governo Federal, os governos estaduais pra construir essa força humanitária do Brasil em apoio a essa situação tão crítica que a população da Turquia está passando. Nosso muito obrigada à Força Aérea Brasileira pela parceria e por possibilitar a chegada dessa equipe na região turca”, concluiu Rafael Pereira Machado, Coordenador de Estudos Integrados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, e representante do governo federal na missão.
Fonte: FAB
@FFO