Airbus atualizará frota A330 MRTT da França para o Padrão 2. A Airbus e o governo francês assinaram dois contratos avaliados em € 1,2 bilhão no total, com o objetivo de aprimorar as capacidades e o suporte da frota de aviões-tanque A330 MRTT “Phénix” da Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AEE). O anúncio foi divulgado nesta segunda-feira (23/10) pela Airbus.
O primeiro contrato prevê a elevação da frota A330MRTT da AAE ao Standard 2 (Padrão 2). A extensão da capacidade tem foco na conectividade e nas capacidades de autoproteção das aeronaves. As novas capacidades converterão os “Phénix” franceses em um “nós de retransmissão de comunicação” com grande largura de banda e capacidades de Comando e Controle (C2).
Os MRTT Standard 2 serão equipados com o sistema de comunicação via satélite “Satcom MELISSA”, onde estarão conectados em todas as circunstâncias, incluindo quando operando em ambientes congestionados e em condições climáticas extremas. Além disso, eles estarão preparados para a integração na futura nuvem de combate aéreo do projeto FCAS (Future Combat Air System).
De acordo com o comunicado da Airbus, o primeiro A330 MRTT Standard 2 será o número 15 (último a ser recebido pela AAE), cuja conversão será realizada nas instalações militares da Airbus em Getafe, Espanha. Espera-se que ele esteja qualificado em 2028. Após essa primeira aeronave, o restante da frota de 14 MRTT será atualizado para o Padrão 2 nas instalações da Base Aérea de Istres, na França.
O segundo contrato cobre o suporte de serviços da frota “Phénix” por 10 anos, na Base Aérea de Istres, sul da França, sede da 31ª Ala Estratégica de Reabastecimento Aéreo e Transporte da AAE. A Airbus é responsável pela modernização, manutenção, logística e suporte técnico para garantir a disponibilidade operacional das aeronaves. A equipe local da Airbus na França será duplicada para apoiar essas atividades.
Os serviços de apoio introduzidos no âmbito destes contratos garantem um nível de disponibilidade, reatividade e resiliência compatível com as necessidades da Força Aérea Francesa e das Forças Aéreas Estratégicas. Isto inclui suporte para aeronaves implantadas fora da França.
Atualmente a Força Aérea e Espacial Francesa opera uma frota de 12 Airbus A330 MRTT “Phénix”, de um total de quinze aeronaves encomendadas. As aeronaves francesas já acumularam mais de 18.000 horas de voo.
De acordo com a Airbus, 79 A330 MRTT foram encomendados por 15 países que já ultrapassaram 270 mil horas de voo. Ainda segundo a fabricante, o modelo detenha 90% do mercado fora dos EUA para aeronaves de reabastecimento em voo.
Fonte: Airbus
@FFO