Airbus atinge marco importante no EGNOS. O EGNOS V3 ou European Geostationary Navigation Overlay Service versão 3 foi projetado para adicionar recursos de segurança importantes para as aplicações mais críticas de segurança, como navegação e pouso de aeronaves, fornecendo serviços totalmente novos para usuários marítimos e terrestres. A Airbus passou com sucesso pela fase de Critical Design Review (CDR) do sistema de navegação por satélite EGNOS V3.
O EGNOS V3 é a segunda geração do sistema overlay e irá melhorar o desempenho do GPS e do Galileo. A nova geração V3 do EGNOS, que está sendo desenvolvida pela Airbus, introduzirá novos serviços baseados em múltiplas frequências de múltiplas constelações (GPS, Galileo) e incorporará proteção de segurança sofisticada contra-ataques cibernéticos. O System CDR abrange o design funcional, interfaces externas, operações, segurança, verificação de integração, qualificação e implantação.
“O EGNOS é um serviço essencial em toda a Europa do qual muitas pessoas nunca ouviram falar, mas é essencial para tantas aplicações, desde controle de tráfego aéreo até operações marítimas, e a Airbus está comprometida em desenvolvendo ainda mais o serviço. Alcançar este marco importante até o final do ano traz melhorias no desempenho dos sistemas de navegação por satélite para aplicações críticas de segurança” — François Gaullier, Diretor de Telecomunicações e Sistemas de Navegação da Airbus.
“A análise bem-sucedida confirma que o EGNOS V3 multi-constelação e multifrequência será um avanço significativo no aumento de satélites. O próximo EGNOS V3 marcará um passo significativo no aumento da precisão, robustez e cobertura geral do EGNOS, graças ao uso de múltiplas frequências de GPS e Galileo” — Javier Benedicto, Diretor de Navegação da ESA.
O EGNOS V3 conta com três centros de operações e 44 estações de monitoramento em toda a Europa. Ele monitora os sinais dos sistemas de navegação por satélite e gera mensagens de aumento, transmitidas a todos os usuários por meio de transponders em satélites geoestacionários. No início de 2018, a Airbus recebeu o contrato principal para a fase de implementação do EGNOS V3 pela ESA em nome da Agência da União Europeia para o Programa Espacial. Atualmente, a Airbus está construindo a próxima geração de satélites Galileo, que melhorarão a precisão do sistema, bem como a robustez e a resiliência de seu sinal, o que será fundamental para a próxima década digital.
Eles fornecerão novos recursos baseados em tecnologias altamente inovadoras, como antenas configuráveis digitalmente, links entre satélites, novas tecnologias de relógio atômico e sistemas de propulsão totalmente elétricos. A nova espaçonave também será mais flexível e reconfigurável em órbita para satisfazer a evolução esperada nas necessidades do usuário final.
O EGNOS é uma componente do Programa Espacial da União Europeia, sendo gerido no âmbito do acordo de parceria estabelecido entre a Direção-Geral da Defesa, Indústria e Espaço da Comissão Europeia (DG-DEFIS), a Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) e a Agência Espacial Europeia (ESA).
Fonte: Airbus.
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