• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Airbus assina novo contrato de estudo para definir o futuro A321 MPA

6 de fevereiro de 2025
Airbus assina novo contrato de estudo para definir o futuro A321 MPA. Foto: Airbus.

Airbus assina novo contrato de estudo para definir o futuro A321 MPA. A Direction Générale de l’Armement (DGA) assinou um contrato com a Airbus Defence and Space como contratante principal, em parceria com a Thales, para um estudo de avaliação de risco do futuro A321 MPA. Este contrato de 24 meses segue o estudo de arquitetura e viabilidade lançado no final de 2022.

“O A321 MPA (Maritime Patrol Aircraft) tem todos os ativos para se tornar uma verdadeira fragata voadora capaz de responder à ampla gama de missões confiadas à patrulha marítima francesa”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo, chefe de poder aéreo da Airbus Defence and Space. “A Airbus oferece uma solução soberana que fornece a autonomia, disponibilidade e confiabilidade necessárias para contribuir com o componente oceânico da dissuasão nuclear”.

O objetivo deste novo estudo de definição e contrato de avaliação de risco é preparar o desenvolvimento e o lançamento da produção do programa de aeronaves de patrulha marítima no final de 2026. Este estudo permitirá que os resultados iniciais do estudo de arquitetura sejam levados adiante, a fim de refinar as condições econômicas e industriais para a execução do programa, orientar as escolhas técnicas dos sistemas a serem integrados na aeronave e realizar os primeiros testes em túnel de vento.

O A321 MPA é uma versão militarizada do Airbus A321XLR, projetado para atender a todos os requisitos operacionais da Marinha Francesa, principalmente em guerra antissubmarino e antinavio, de baixa a alta intensidade, bem como coleta de inteligência. O objetivo é ter uma nova aeronave para substituir a frota do Atlantique 2 operada pela Marinha Francesa a partir da base aérea naval de Lann-Bihoué (França) até o período de 2030-2040.

O A321 MPA terá capacidade de longo alcance e alta manobrabilidade, inclusive em baixa altitude. A aeronave será equipada com uma gama completa de sensores específicos para aeronaves de patrulha marítima, para os quais a Thales é uma grande contribuidora: radar de última geração com antenas ativas; um sistema acústico usando bóias de sonar passivas e ativas; sistemas de guerra eletrônicos e eletro-ópticos; detecção de anomalias magnéticas (MAD) e sistemas de autoproteção.

Ele também carregará sistemas de comunicação, incluindo comunicações via satélite, bem como as armas necessárias para guerra antissubmarino e antinavio, incluindo torpedos e o futuro míssil antinavio (FMAN). O grande compartimento de carga da aeronave e a arquitetura aberta de seu sistema de missão lhe dão uma grande capacidade de evoluir ao longo de seu ciclo de vida para atender ao surgimento de novas ameaças.

O sucesso extraordinário da Família A320 — a aeronave de corredor único mais vendida do mundo, com mais de 10.000 aeronaves em serviço e mais de 300 milhões de horas de voo – garante que o A321 MPA tenha disponibilidade, confiabilidade e baixos custos de manutenção comprovados há muito tempo.

A Airbus Defence and Space tem longa experiência na conversão de aeronaves comerciais em aeronaves militares, culminando no sucesso do A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT), que tem mais de 90% do mercado mundial (excluindo os Estados Unidos). A empresa também tem ampla experiência na integração de sensores e sistemas de missão nas aeronaves P3, C295 e CN235, com mais de 170 aeronaves em serviço em várias configurações de patrulha e vigilância marítima.

Fonte: @AirbusDefesa

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login