Airbus apresenta H-145 PioneerLab. Durante a Conferência Nacional Alemã de Aviação realizadaa em Hamburgo em setembro, a Airbus Helicopters revelou o PioneerLab, seu novo demonstrador de tecnologia bimotor baseado na plataforma H145, e se concentra em testar tecnologias que reduzem as emissões dos helicópteros, aumentam a autonomia e integram materiais de base biológica.
“Com o PioneerLab, continuamos nossa estratégia ambiciosa de testar e amadurecer novas tecnologias a bordo de nossos helicópteros demonstradores”, disse Tomasz Krysinski, chefe de programas de pesquisa e inovação da Airbus Helicopters. “O PioneerLab, com sede na Alemanha, em nossa unidade de Donauwörth, será nossa plataforma para testar tecnologias especificamente dedicadas a helicópteros bimotores”.
O PioneerLab pretende demonstrar uma redução de combustível de até 30% em comparação com um H145 convencional, graças a um sistema de propulsão elétrico híbrido e melhorias aerodinâmicas. A bordo do demonstrador, a Airbus Helicopters também testará em voo componentes estruturais feitos de materiais de base biológica e reciclados, que visam reduzir a pegada ambiental ao longo de todo o ciclo de vida da aeronave.
A empresa cogita produzir as novas peças utilizando processos que reduzam o consumo de materiais e energia e melhorem a reciclabilidade. Outras atividades de investigação incluirão a integração das mais recentes tecnologias digitais no sistema de controlo de voo da aeronave e nos sensores associados para aumentar a autonomia e a segurança durante fases críticas de voo, como a decolagem e a aterrissagem.
O PioneerLab é parcialmente cofinanciado pelo BMWK, o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ações Climáticas, por meio de seu programa nacional de pesquisa LuFo. Os FlightLabs da Airbus Helicopters fornecem bancos de testes ágeis e eficientes para testar tecnologias rapidamente.
Eles fazem parte da estratégia da empresa para trazer inovação incremental para melhorar seus produtos atuais e também para amadurecer a tecnologia para plataformas futuras. A próxima fase será testar um sistema automatizado de decolagem e pouso.
@CAS