Airbus A400M Waterbomber. Em julho de 2022, a Airbus Defence and Space testou com sucesso um kit de combate a incêndio removível na aeronave de transporte tático Airbus A400M. O kit de combate a incêndios foi desenvolvido especialmente pode ser instalado na cabine de carga da aeronave transporte sem ser necessária nenhuma modificação na aeronave.
O A400M utilizado na campanha de testes foi um dos protótipos, matrícula A4M006 (msn 006). O desenvolvimento do kit protótipo de combate a incêndios e os testes foram realizados em estreita colaboração com o Grupo 43, a unidade dedicada de combate a incêndios aéreos do Ejército del Aire y del Espacio (EdAE) e o Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico (MITECO).
A campanha de testes ocorreu no dia 21 de julho, a luz do dia com uma altura operacional mínima de 150 pés, velocidades de voo tão baixas quanto 125 nós e quedas envolvendo até 20 toneladas de água do tanque atual em menos de 10 segundos. O principal objetivo da campanha é validar a quantidade e o tempo de queda de água, bem como a capacidade de o A400M de realizar essa nova função com o kit.
Como comparação, o Grumman S2F Tracker pode transportar até 3,5 toneladas de água, enquanto o Canadair CL-415 tem capacidade para 6 toneladas. A aeronave de transporte C-130 Hercules convertida usando o Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS) pode liberar até 11 toneladas.
“O desenvolvimento deste kit de combate a incêndios é parte intrínseca de nossa jornada para ajudar a criar um mundo mais sustentável e seguro, não apenas por nossas ações, mas também por nossos produtos. Acreditamos firmemente que o A400M pode desempenhar um papel vital na luta contra a crescente ameaça representada pelos incêndios florestais e apoiar a restauração dos sistemas sociais e ambientais”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.
A solução de combate a incêndio da Airbus criada para o A400M é um kit roll-on/roll-off (RORO) que não requer modificação na aeronave e, portanto, é intercambiável com qualquer aeronave da frota do A400M. A água é armazenada em um tanque fixo no porão de carga e retida por duas portas independentes. Essas portas são conectadas a dois tubos de inundação, de modo que quando a descarga é acionada, a água é expelida através de duas seções no final da rampa. A introdução desta solução RORO permite uma reação rápida a incêndios imprevistos e reconfiguração da aeronave para qualquer uma das suas outras funções.
Devido à sua capacidade de voo de baixo nível e manobrabilidade em baixas velocidades, o A400M pode lançar com precisão cargas úteis de água em alturas muito baixas, até 150 pés. Futuramente, além do desenvolvimento da versão de produção deste kit, a Airbus irá analisar esta operação também em condições noturnas, reforçando a eficiência e eficácia da missão.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS