• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Airbus A350-900CJ da Luftwaffe dá uma volta na Terra

25 de novembro de 2020
Belíssima imagem aérea do Airbus A350CJ, 10+03, e do A319CJ, 15+02, estacionados no Aeroporto Internacional de Colônia-Bonn (Foto: Markus Altmann – Airfighters.com).

Entre os dias 20 e 24 de novembro, o novo Airbus A350-941CJ, prefixo 10+03, recentemente recebido pela Luftwaffe (Força Aérea da Alemanha), realizou uma volta completa na Terra, no sentido Leste, com apenas duas escalas técnicas e dois pernoites. O novo jato VIP operado pela Ala Aérea de Missão Especial do Ministério da Defesa (FBS BMVg), voou mais de 38 mil quilômetros em missão de treinamento de tripulantes.

O longo voo “GAF931” (German Air Force 931), iniciou na sexta-feira 20 de novembro, com a decolagem do Aeroporto Internacional de Colônia-Bonn (EDDK), Alemanha, às 11:21UTC (Horário de Greenwich), com destino ao Aeroporto Internacional de Camberra (YSCB), capital da Austrália, onde pousou às 06:36UTC do dia seguinte, sábado. Foram mais de 16.530 quilômetros percorridos em aproximadamente 19 horas e 15 minutos de voo!

A350 da Luftwaffe no solo em Camberra, Austrália (Foto: Luftwaffe).

O segundo trecho, o mais curto da missão, ocorreu no domingo 22 de novembro, quando o “German Air Force 931” decolou de Camberra (YSCB), com destino ao Aeroporto Internacional de Papeete-Faa’a (NTAA), Ilha do Tahiti, Capital da Polinésia. Foi um voo de pouco mais de 6.300 quilômetros, e aproximadamente 06 horas e 45 minutos. Papeete foi o ponto de partida para a última etapa da viagem, realizada no dia seguinte.

Finalizando a volta da Terra, no sentido leste, o Airbus 350 da República da Alemanha, decolou na segunda-feira (23) de Papeete (NTAA), às 23:00UTC, em voo direto para a Alemanha, ponto inicial da jornada. A aeronave pousou em Colônia-Bonn (EDDK) às 13:44UTC do dia seguinte, após mais de 13 horas e 44 minutos de voo sem escalas.

Resumo da jornada do “German Air Force 931” em torno da Terra (Arte: RFA).

A distância total voada pelo 10+03 foi de aproximadamente 38.600 quilômetros, com duas escalas, o que certamente é o mais longo voo realizado por uma aeronave da Luftwaffe. Para realizar esta façanha, a aeronave estava sem carga nem passageiros, o que possibilitou a realização de trechos ultra-longos sem reabastecimento.

Imagem do A350 da Luftwaffe em Camberra, Austrália (Fotos: Luftwaffe).

O Airbus A350-900 ULR (Ultra Long Range) é conhecido por operar o voo comercial regular mais longo do mundo na Singapore Airlines. Os voos ligam Cingapura à Nova Iorque (ida SQ24 e volta SQ23), é realizada por aeronaves em configuração executiva única, especialmente configuradas e capacidade de combustível aumentada para realizar as jornadas que giram em torno de 18 horas de voo, sem escalas.

Até 2022 a Luftwaffe vai receber mais dois A350-900 (10+01 e 10+02), que substituirão a atual frota de quadrimotores Airbus A340.

Vídeo do A350 da Luftwaffe pousando no Tahiti (Fonte: Luftwaffe).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login