Entre os dias 20 e 24 de novembro, o novo Airbus A350-941CJ, prefixo 10+03, recentemente recebido pela Luftwaffe (Força Aérea da Alemanha), realizou uma volta completa na Terra, no sentido Leste, com apenas duas escalas técnicas e dois pernoites. O novo jato VIP operado pela Ala Aérea de Missão Especial do Ministério da Defesa (FBS BMVg), voou mais de 38 mil quilômetros em missão de treinamento de tripulantes.
O longo voo “GAF931” (German Air Force 931), iniciou na sexta-feira 20 de novembro, com a decolagem do Aeroporto Internacional de Colônia-Bonn (EDDK), Alemanha, às 11:21UTC (Horário de Greenwich), com destino ao Aeroporto Internacional de Camberra (YSCB), capital da Austrália, onde pousou às 06:36UTC do dia seguinte, sábado. Foram mais de 16.530 quilômetros percorridos em aproximadamente 19 horas e 15 minutos de voo!
O segundo trecho, o mais curto da missão, ocorreu no domingo 22 de novembro, quando o “German Air Force 931” decolou de Camberra (YSCB), com destino ao Aeroporto Internacional de Papeete-Faa’a (NTAA), Ilha do Tahiti, Capital da Polinésia. Foi um voo de pouco mais de 6.300 quilômetros, e aproximadamente 06 horas e 45 minutos. Papeete foi o ponto de partida para a última etapa da viagem, realizada no dia seguinte.
Finalizando a volta da Terra, no sentido leste, o Airbus 350 da República da Alemanha, decolou na segunda-feira (23) de Papeete (NTAA), às 23:00UTC, em voo direto para a Alemanha, ponto inicial da jornada. A aeronave pousou em Colônia-Bonn (EDDK) às 13:44UTC do dia seguinte, após mais de 13 horas e 44 minutos de voo sem escalas.
A distância total voada pelo 10+03 foi de aproximadamente 38.600 quilômetros, com duas escalas, o que certamente é o mais longo voo realizado por uma aeronave da Luftwaffe. Para realizar esta façanha, a aeronave estava sem carga nem passageiros, o que possibilitou a realização de trechos ultra-longos sem reabastecimento.
O Airbus A350-900 ULR (Ultra Long Range) é conhecido por operar o voo comercial regular mais longo do mundo na Singapore Airlines. Os voos ligam Cingapura à Nova Iorque (ida SQ24 e volta SQ23), é realizada por aeronaves em configuração executiva única, especialmente configuradas e capacidade de combustível aumentada para realizar as jornadas que giram em torno de 18 horas de voo, sem escalas.
Até 2022 a Luftwaffe vai receber mais dois A350-900 (10+01 e 10+02), que substituirão a atual frota de quadrimotores Airbus A340.
@FFO