• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Airbus A320 ATRA voou com modificações para testes do novo radar dos caças Eurofighter Typhoon

23 de janeiro de 2025
Airbus A320 ATRA voou com modificações para testes do novo radar dos caças Eurofighter Typhoon (Fotos: Airbus).
Airbus A320 ATRA voou com modificações para testes do novo radar dos caças Eurofighter Typhoon (Fotos: Airbus).

Airbus A320 ATRA voou com modificações para testes do novo radar dos caças Eurofighter Typhoon. A Airbus conduziu o primeiro voo da seu A320 ATRA (Advanced Technology Research Aircraft) modificado para testar o futuro radar de varredura eletrônica ativa AESA-MK1 que equipará os caças Eurofigther Typhoon. O A320 ATRA modificado voou dia 21 de janeiro a partir do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) em Braunschweig, na Alemanha.

Fabricado originalmente em 1997 para a companhia aérea alemã Aero Lloyd, ao longo da sua vida este A320-200 (número de construção 659), passou por diversas outras empresas transportando passageiros até 2010, quando foi comprado pelo DLR e convertido como plataforma de testes em voo e matriculado D-ATRA.

Externamente, a aeronave recebeu o nariz de um caça Typhoon que abriga o novo radar de varredura eletrônica ativa AESA-MK1. Engenheiros e técnicos da Airbus Defence and Space (divisão militar) e Airbus Commercial Aircraft (divisão comercial) trabalharam em conjunto para projetar a nova seção frontal do A320, que recebeu reforços estruturais e foi certificada para voos de testes de longa duração.

Com a seção do nariz integrada, será iniciada a instalação de inúmeros equipamentos e sensores a bordo do A320 ATRA, incluindo um equipamento especial de testes de aviônicos específico para o Eurofighter Typhoon, bem como seus sistemas de refrigeração e conexões elétricas.

O novo radar de varredura eletrônica ativa AESA-MK1 deverá melhorar o desempenho e capacidades operacionais dos caças Eurofighter Typhoon em missões de combate aéreo, ataque ao solo e guerra eletrônica. O AESA-MK1 deverão ser integrados às versões mais recentes do Eurofighter Typhoon, o que inclui os espanhóis “Halcón I” e os alemães “Quadriga”.

De acordo com Thomas Hirsch, gerente de projeto do radar Airbus E-Scan, o A320 foi escolhido como plataforma de testes, em vez de um caça Eurofighter, porque o “o A320 ATRA pode permanecer no ar por mais tempo e requer um processo de autorização mais simplificado que o caça Eurofighter.”

Com amplo espaço interno que permite acomodar inúmeros técnicos e grande quantidade de instrumentos, equipamentos e sistemas, o A320 também tem uma grande autonomia, o que permite voos de longa duração para testes mais abrangentes em ambiente real. Esses recursos ajudarão a acelerar o cronograma de desenvolvimento do radar.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login