Airbus 400M inicia campanha de testes com combustível sustentável. A Airbus iniciou a através da divisão de Sistemas Aéreos Militares da Airbus Defence and Space, a campanha de testes de voo da aeronave de transporte militar A400M com combustível de aviação sustentável ou Sustainable Aviation Fuel (SAF). Os voos de ensaio empregam um dos protótipos do A400M Atlas.
Um primeiro voo de teste usando uma carga de 29% SAF no motor número 2 foi efetivado pelo A400M EC-404 (MSN4) “Grizzly 4”. “Para este primeiro voo, estamos usando um tipo de SAF chamado HEFA (Hydroprocessed Esters and Fatty Acids) o qual é feito de resíduos de óleos, vegetais e gorduras, que também livre de aromas e enxofre, sendo muito eficiente e bom para os motores”, explicou Ana Belén Blanco, Líder Técnica da SAF no A400M. “É um combustível drop-in, portanto não há necessidade de modificar os sistemas dos motores e não há limitações técnicas”, completou.
Para este primeiro voo de teste, o uso do SAF foi limitado a um motor para melhor analisar o comportamento do sistema de combustível alimentando um único motor.
O voo realizado em julho, decolou da pista da fábrica de San Pablo em Sevilha, seguindo após para o norte de Huelva onde permaneceu por uma hora, antes de pousar em segurança em Sevilha. “Durante o voo, fizemos uma comparação aproximada entre o motor número 2, o que usa SAF, e os outros 3 motores que usam o combustível padrão Jet A1, então tivemos uma ótima oportunidade de comparar o desempenho dos diferentes combustíveis”, disse César González, engenheiro de teste de voo da Airbus Defence and Space. “Os resultados que obtivemos confirmaram que o uso deste SAF misturado não afeta o desempenho dos motores ou da aeronave, de modo que o A400M pode receber todo o potencial dele em termos de benefício ambiental”, acrescentou González.
O SAF é um combustível alternativo comprovado que pode reduzir as emissões de CO₂ do ciclo de vida em até 85% em comparação com o combustível convencional. Este primeiro voo de um A400M usando SAF demonstrou que tanto a aeronave quanto seus motores TP400-D6, não testados antes com SAF, estão alinhados com esses novos requisitos de combustível com uma mistura de 50% SAF certificado para uma aviação militar mais sustentável.
A Airbus e a EuroProp International, responsável pelo projeto, desenvolvimento, fabricação e suporte do motor turboélice TP400-D6, concordaram em estabelecer o roteiro para a certificação 100% SAF juntas, tornando este primeiro voo um passo à frente em direção a esse objetivo. “Este voo é um avanço significativo e, contando com a experiência de nossas empresas-mãe, estamos confiantes que o design robusto do TP400-D6 nos permitirá alcançar os mais altos padrões SAF”, disse Stephan Schlisske, chefe da organização de design da Europrop International.
Mais de 100 aeronaves A400M estão implantadas em 8 países diferentes, portanto, oferecer a capacidade de usar SAF é uma das prioridades da Airbus. “Nossos operadores expressaram sua disposição de usar o SAF em suas operações militares e estamos aqui para responder às suas necessidades”, disse Rocío Gutierrez Alonso, Engenheiro-Chefe da Usina A400M. Após executar todos os procedimentos de teste de voo e realizar a análise de testes em solo necessária, a equipe de engenharia deu luz verde para este primeiro voo de teste com a SAF.
Para uma missão tão importante, era necessário um dos “guerreiros” mais experientes da Airbus. O “Grizzly 4”, em serviço desde 20 de dezembro de 2010, foi o selecionado para realizar este primeiro com o SAF. MSN4 tem sido usado para todos os tipos de testes ao longo dos anos. Entre outros, foi determinante para o desenvolvimento e certificação das capacidades de AAR tanto como reabastecedor, como receptor e, também, para lançamentos de carga e paraquedistas. Este primeiro voo com SAF foi o voo número 994 do EC-404 (MSN4), portanto, faltam apenas seis voos para uma merecida “aposentadoria” após quase 2.000 horas de voo.
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