Air2030: Suíça decide adquirir 36 F-35A e 5 baterias Patriot. Neste dia 30 de junho, a Suíça informou que irá adquirir 36 F-35A, como resultado da concorrência internacional Air2030, que tem como objetivo escolher do novo vetor de combate da Shweizer Luftwaffe (Força Aérea Suíça) que vai substituir os atuais F-5E/F e F/A-18C/D. Com a decisão, o Conselho Federal deve propor que o Parlamento aprove a aquisição de 36 caças F-35A do fabricante norte-americano Lockheed Martin, além de cinco unidades de baterias de mísseis antiaéreo Raytheon Patriot.
Uma avaliação revelou que esses dois sistemas oferecem o maior benefício geral com o menor custo geral. O Conselho Federal está confiante de que esses dois sistemas são os mais adequados para proteger a população suíça de ameaças aéreas no futuro. O equipamento atual da Força Aérea chegará ao fim de sua vida útil em 2030.
No referendo de 27 de setembro de 2020, foi adotada uma decisão de planejamento que estabeleceu um teto orçamentário de CHF 6 bilhões (US$ 6,49 bilhões) para a aquisição de novos caças. Além disso, CHF 2 bilhões (US$ 2,16 bilhões) foram destinados para um sistema defesa de longo alcance.
O Conselho Federal baseou sua decisão em uma avaliação técnica abrangente, onde o Lockheed Martin F-35A venceu o Eurofighter Typhoon, o Boeing F/A-18 Super Hornet e o Dassault Rafale da Dassault. Já o a competição para o sistema de longo alcance tipo Ground-Based Air Defence (GBAD) teve dois candidatos: o francês SAMP/T da Eurosam e o americano Patriot da Raytheon, que foi o escolhido.
Segundo comunicado do Conselho Federal da Suíça, todos os candidatos cumpriram os requisitos definidos para a avaliação. Tanto para a aeronave de caça quanto para o sistema GBAD, com os candidatos que prometeram o maior benefício, sendo também, os que tiveram o preço mais baixo. No caso do caça, esse candidato é o F-35A. Com 336 pontos, apresentou o maior benefício geral e foi o vencedor claro, com uma vantagem de 95 pontos ou mais sobre os outros candidatos. Esta aeronave obteve a melhor pontuação em três dos quatro critérios principais avaliados:
• Eficácia: o F-35A obteve o melhor resultado porque tem uma vantagem tecnológica marcante sobre os outros candidatos: inclui sistemas totalmente novos, extremamente poderosos e amplamente interligados para proteger e monitorar o espaço aéreo. O F-35A é capaz de garantir superioridade de informações; isso significa que os pilotos se beneficiam de uma maior consciência situacional em todas as áreas de tarefas, sem comparação com os outros candidatos. Além disso, o F-35A é a única aeronave projetada desde o início para ser especialmente difícil de ser detectada por outros sistemas. O F-35A é fácil de operar, requer menos treinamento e tem uma melhor relação entre as horas de voo/simulador. Por causa disso, o F-35A requer cerca de 20% menos horas de voo do que outros candidatos, e cerca de 50% menos decolagens e pousos do que os atuais aviões da Força Aérea.
• Suporte ao produto: o F-35A alcançou a classificação mais alta por causa de sua operação e manutenção eficientes, design de treinamento moderno e alta segurança de fornecimento de peças ao longo de sua vida útil. Isso se deve em parte ao fato de o F-35A ser fabricado em grande número e ser a aeronave mais comumente usada pelas forças aéreas na Europa.
• Cooperação: oferecendo amplas oportunidades de colaboração operacional e amplo acesso a dados e recursos técnicos.
• Compensação (off-set): F-35A não obteve o melhor resultado no momento em que a oferta foi feita. A obrigação de compensação de 60% do pedido deve ser cumprida integralmente no prazo máximo de quatro anos após o recebimento da entrega final.
No que diz respeito ao tamanho da frota, uma frota de 36 aeronaves é grande o suficiente para cobrir as necessidades de proteção do espaço aéreo da Suíça a longo prazo e em uma situação prolongada de tensões elevadas. A Força Aérea deve ser capaz de garantir que o espaço aéreo suíço não possa ser usado por partes estrangeiras em um conflito militar.
Ao tomar sua decisão, o Conselho Federal também levou em consideração as dependências tecnológicas existentes do fabricante e do país fabricante. Embora as dependências não possam ser completamente descartadas quando os sistemas são adquiridos, todos os candidatos foram capazes de garantir a autonomia dos dados. No caso do F-35A, o gerenciamento cibernético do sistema, a segurança de sua arquitetura de computador e suas medidas de proteção cibernética se combinam para garantir um nível especialmente alto de segurança cibernética.
Como com todos os outros candidatos, com o F-35A, a Suíça irá controlar quais informações devem ser trocadas com outras forças aéreas por meio de link de dados e quais informações de logística devem ser relatadas ao fabricante. Além disso, a aeronave será operada e mantida pela Força Aérea Suíça e pela RUAG.
Além dos benefícios técnicos, o F-35A também obteve o melhor resultado em termos de custos. Sua aquisição e operação são os mais baixos para esta aeronave. Na época em que as licitações foram feitas, em fevereiro de 2021, os custos de aquisição totalizaram CHF 5,068 bilhões (US$ 5,4 bilhões) – bem abaixo do limite financeiro de CHF 6 bilhões (US$ 6,47 bilhões) estabelecido pelos eleitores. Mesmo contabilizando a inflação até o momento do pagamento, os custos de aquisição permanecerão abaixo do limite de crédito.
O F-35A também tem os custos operacionais mais baixos de todos os candidatos avaliados. Os custos totais do F-35A (ou seja, aquisição mais custos operacionais) chegam a aproximadamente CHF 15,5 bilhões (US$ 16.74 bilhões) em 30 anos. Isso é cerca de CHF 2 bilhões (US$ 2,16 bilhões) a menos do que o segundo lance mais baixo.
Na avaliação de sistemas GBAD de longo alcance, o Patriot venceu o SAMP/T em todas as quatro categorias principais, em alguns casos por uma margem muito clara e, em particular, na categoria principal, eficácia. Com o sistema Patriot, as áreas podem ser protegidas tanto de forma independente quanto em combinação com aeronaves de combate. O Patriot tem uma altitude efetiva de bem mais de 20.000 metros (vertical) e uma distância efetiva de bem mais de 50 quilômetros (horizontal). Esta é uma distância operacional extraordinária para um sistema GBAD de longo alcance. A área a ser defendida é de 15.000 quilômetros quadrados; isso pode ser alcançado com cinco unidades de fogo Patriot.
Em termos de custos, o Patriot é a opção menos cara dos dois. Seus custos de aquisição, incluindo a inflação, chegam a CHF 1,97 bilhão (US$ 2.1 bilhão). Os custos operacionais projetados para 30 anos serão de cerca de CHF 3,6 bilhões (US$ 3.88 bilhão) – significativamente menos do que seu concorrente.
@CAS