Air Force Onde: Biden não quer a pintura idealizada por Trump. O polêmico e caro VC-25B, o novo Boeing Presidencial do Estados Unidos, baseado na célula do B747-85M, gerou uma nova polêmica. A administração Biden descartou o design vermelho, branco e azul do ex-presidente Donald Trump idealizada para a nova geração de jatos presidenciais depois que uma revisão da Força Aérea sugeriu que aumentaria os custos e atrasaria a entrega dos novos aviões.
A Boeing está atualmente modificando duas aeronaves Boeing 747-85M matriculados N894BA (c/n 42416/1519) e N895BA (c/n 42417/1523) que foram originalmente fabricados para a empresa russa Transaero Airlines, mas não foram entregues, em outubro de 2017 acabaram sendo adquiridos pelo governo dos EUA e transferidos para a USAF. Eles estão sendo convertidos desde 2020 na fábrica da Boeing em San Antonio/TX.
Trump, em 2018, ordenou que os novos Air Force One abandonassem o design azul e branco do icônico criado na era Kennedy para um azul marinho mais profundo e uma faixa de vermelho-escuro. O esquema de pintura de Trump não está sendo considerado porque pode gerar engenharia, tempo e custo adicionais, de acordo com um funcionário do governo.
A porta-voz da Força Aérea Ann Stefanek disse: “A análise concluiu que cores mais escuras, entre outros fatores, na parte inferior da aeronave VC-25B podem contribuir para temperaturas que excedem os limites atuais de qualificação para uma aeronave pequena”. Enquanto estava no cargo, Trump manteve uma maquete do novo avião presidencial no novo esquema de cores em uma mesa de centro no Salão Oval da Casa Branca. “Azul bebê não combina conosco”, disse ele à Fox News em 2019, após revelar esboços de seu redesenho ideal para o exterior do avião.
O design de Trump usou as cores da bandeira americana. A metade superior do avião seria branca, enquanto o azul-escuro cobriria a metade inferior, incluindo a barriga. Uma faixa vermelha impressionante se estenderia do cockpit até a cauda na seção central, quase idêntica ao esquema de cores do avião pessoal de Trump, exceto que o branco e o azul seriam invertidos. Para alguns, a mudança da pintura é um simples ato político contra a administração anterior.
A administração Biden não revelou formalmente um novo design para os VC-25B que estão atualmente em uma fábrica da Boeing em San Antonio, Texas, passando por extensas modificações para prepará-los para transportar o presidente. Atualmente, eles exibem pintura em branco e azul com marcações da Força Aérea dos EUA à medida que o trabalho avança, dando indícios que será mantida a clássica pintura. Há um atraso de mais de 17 meses no projeto e estima-se que os VC-25A sejam substituídos pelos VC-25As em 2026. O original era 2024.
@CAS